n. 48 (2019): Pedagogia Social

(jan./mar.2019)
Publicado: 29.03.2019

Editorial

  • Editorial

    Eduardo Santos, Manuel Tavares
    11-14
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.13375

Dossiê 48 - Pedagogia Social

  • Social Pedagogy as a Scientific Discipline, a Branch of Academic Studies, and a Field of Professional Practice

    Jüha Hämäläinen
    17-34
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.12393
  • Literatura carcerária: educação social por meio da Educação, da escrita e da leitura na prisão

    Roberto da Silva, Thais Barbosa Passos, Marineila Aparecida Marques
    35-50
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.12392
  • Diversidade cultural no espaço escolar: implicações no ensino, na aprendizagem e nos processos de subjetivação

    Elaine Teresinha Dal Mas Dias, João Clemente Souza Neto
    51-70
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.12380
  • A pedagogia social nas implicações prisionais e práticas escolares intramuros: reflexões de um estudo no estado do Paraná

    Vanessa Elisabete Raue Rodrigues, Rita de Cássia da Silva Oliveira
    71-94
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.11549
  • Tensões entre as pedagogias sócio-emancipadora e tradicional: um estudo do sistema socioeducativo com adolescentes privados de liberdade

    Telmo Marcon, Lisiane Ligia Mella, Marcio Tascheto da Silva
    95-114
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.11538
  • Enfrentamento do cyberbullying nas escolas inspirado nos princípios e metodologias da Pedagogia Social

    Neide Aparecida Ribeiro, Geraldo Caliman
    115-132
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.11577
  • A atuação do educador social em organizações do terceiro setor

    Wania Regina Coutinho Gonzalez, Elaine Rodrigues de Ávila
    133-153
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.11617
  • Educação social e escolar e o direito à educação na medida socioeducativa

    Maria Nilvane Zanella, Angela Mara de Barros Lara, Belmiro Gil Cabrito
    155-173
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.11431
  • A formação do pedagogo para atuar no sistema penitenciário

    Silvana Barbosa de Oliveira
    175-197
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.13245

Artigos

  • A educação ambiental nas representações sociais de professores e a importância do Projeto Sala Verde

    Iraelza Fátima Coelho Monteiro, Patrícia Diana Edith Belfort de Souza Camargo Ortiz Monteiro
    201-218
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.7285
  • O esporte como atividade complementar curricular: uma análise a partir da teoria do capital social

    Eduard Angelo Bendrath, Andreia Paula Basei
    219-237
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.7509
  • O Termo Qualidade na Revista Ensino Superior: uma pesquisa que buscou a concepção de qualidade no Ensino Superior Privado

    Letícia Bortolin, José Carlos Rothen
    239-254
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.7876
  • A ação pedagógica e a autoeficácia docente no ensino superior

    Fátima Cristina Luiz Leonardo, Camélia Santina Murgo, Bárbara Cristina Soares Sena
    255-272
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.8058
  • A pesquisa em educação: a gestão educacional como tema do debate

    Ramon de Oliveira
    273-294
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.8109
  • A judicialização das políticas públicas e o direito à educação infantil

    Barbara Cristina Hanauer Taporosky, Adriana Dragone Silveira
    295-315
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.8118
  • A narrativa transmídia no processo de ensino e aprendizagem de adolescentes

    Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Ana Cristina Munaro
    317-337
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.8182
  • Educação superior em tempos de crise: há espaço nas políticas de educação para a discussão do professor universitário?

    Silvia Regina Canan, Camila de Fátima Soares dos Santos
    339-361
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.8201
  • O ideário científico-pedagógico de Faria de Vasconcelos (1880-1939) em prol duma escola nova e atual

    Ernesto Candeias Martins
    363-383
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.5884
  • A trajetória recente da educação de pessoas jovens e adultas no Chile: inferências de um estudo comparado

    Adenilson Souza Cunha Júnior, Leôncio José Gomes Soares, Violeta Rosa Acuña Collado
    385-408
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.8396
  • Representações sociais do componente curricular educação física: uma análise sobre os níveis de ensino fundamental e médio

    Guilherme Rocha Savarezzi, Adelina de Oliveira Novaes, Roberto Gimenez
    409-430
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.8224
  • Política de permanência e êxito na educação superior: perspectivas docentes sobre a reprovação escolar

    Simone Braz Ferreira Gontijo, Mariana Rocha Fortunato, Juliana Harumi Chinatti Yamanaka
    431-449
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.7845

Resenhas

  • Fazer História: a importância de ler, interpretar e escrever em sala de aula, de Renilson Rosa Ribeiro

    Alessandro Mortaio Gregori
    453-457
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.11370
  • Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica, de Marcos Garcia Neira. Jundiaí: Paco Editorial, 2018.

    Natalia Gonçalves
    458-461
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.12395

Revista Completa

  • EccoS n. 48

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.13401