Representações sociais do componente curricular educação física: uma análise sobre os níveis de ensino fundamental e médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n48.8224

Palavras-chave:

Educação Física, Representações Sociais, Educação

Resumo

O estudo ora relatado teve por objetivo compreender as representações sociais associadas ao componente curricular Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental (EF) e do Ensino Médio (EM), além de identificar elementos que permitam explicar o fenômeno do desinteresse dos alunos nas aulas dessa disciplina. O pano de fundo teórico adotado correspondeu à abordagem estrutural das Representações Sociais. Participaram do estudo dois grupos: GEF, com 314 crianças do Ensino Fundamental, e GEM, com 202 jovens do Ensino Médio. As informações foram coletadas por meio de evocações livres em associação com o mise in cause. Os resultados sugerem que o núcleo da representação referente à Educação Física circulante entre os alunos do EF e do EM está atrelado à concepção tradicional de esporte e aos exercícios. Além disso, entre os estudantes do Ensino Médio, essas representações vão progressivamente sendo agregadas ao campo da saúde.

Downloads

Biografia do Autor

Guilherme Rocha Savarezzi, Universidade Cidade de São Paulo

Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo. Professor do Curso de Educação Física da Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, SP – Brasil ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2816-7884

Adelina de Oliveira Novaes, Universidade Cidade de São Paulo

Doutora em Educação pela PUC de São Paulo. Professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, SP – Brasil ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2028-2837

Roberto Gimenez, Universidade Cidade de São Paulo

Doutor em Educação Física pela USP. Professor do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, SP – Brasil ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4953-5941

Referências

ABRIC, J. –C. Pratiques sociales, representations sociales. In: ABRIC, J-C. (ed.). Pratiques sociales et représentations. Paris. Presses Universitaires de France, 1994, p. 217-238.

ABRIC, J. –C. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, A.S.P.; OLIVEIRA, D.C. (org.) Estudos interdisciplinares de representação social. 2 ed. Goiânia: AB Editora, 2000, p. 27-38.

ALVES-MAZZOTTI, A. J. A. Representações sociais: Aspectos teóricos e aplicação à educação. Revista Múltiplas Leituras, São Paulo, v.1, n. 1, p. 18-43, jan./jun. 2008.

BARBOSA, C. L. A. Educação Física escolar: as representações sociais. Rio de Janeiro: Shape, 2001.

BETTI, M. Educação Física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.

BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação Física escolar: Uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – v 1, n 1, p. 73-81, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental. Brasília: MEC, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2006.

CHICATI, K. C. Motivação nas aulas de Educação Física no ensino médio. Revista da Educação Física /UEM, v. 11, n. 1, p. 97-105, 2000.

CORREIA, W. R. Educação Física no ensino médio: questões insólitas. In: CARREIRA-FILHO, D.; CORREIA, W. R. (org.) Educação Física escolar: docência e cotidiano. Curitiba: CRV, 2010, p. 165-175.

CORREIA, W. R. Educação Física escolar: desafiando a sua presumível imutabilidade. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 28, n. 4, p. 691-700, 2014.

COSTA, T. L. As representações sociais acerca das pessoas com HIV/AIDS entre enfermeiros: Um estudo da zona muda. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

DARIDO, S. C. A Educação Física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v.18, n. 1, p.61-80, janeiro / março, 2004.

DEVIDE, F. P.; RIZZUTI, E. V. Transformações periféricas das representações sociais de alunos do ensino fundamental sobre a Educação Física escolar após intervenção pedagógica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 22, n. 3, p. 117-136, 2001.

FLAMENT, C.; Struture, dynamique et transformation des représentations sociales. In: ABRIC, J-C. (ed.). Pratiques sociales et représentations. Paris, Presses Universitaires de France, 1994, p. 37-57.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Trad.: Álvaro Cabral. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1978.

OLIVEIRA, D. C. et al. Análise das evocações livres: Uma técnica de análise estrutural das representações sociais. In A. S. P. MOREIRA, B. V. CAMARGO, J. C. JESUÍNO, S. M. NÓBREGA (Eds.) Perspectivas teórico-metodológicas em representações sociais, p. 573-603). João Pessoa, PB: Editora Universitária da Universidade Federal da Paraíba, 2005.

PASSEGGI, M. C. et al. Narrativas de crianças sobre as escolas da infância: cenários e desafios da pesquisa (auto)biográfica. Revista Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 85-104, 2014.

PEREIRA, G. M. S. Representações sociais de Educação Física: O resgate e o remédio do corpo e da mente. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro.

PIAGET, J. A formação social do símbolo na criança, 1 ed., Rio de Janeiro: Zahar, 1971.

RAMOS, J. J. Os exercícios físicos na história e na arte. São Paulo: IBRASA, 1982.

RUBIO, K. Do Olimpo ao pós-olimpismo: elementos para uma reflexão sobre o esporte atual. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 16, n.02, p. 130-143, jul./dez. 2002.

SÁ, C. P. Representações sociais: Teoria e pesquisa do núcleo central. Temas em Psicologia, nº 3, p. 19-33, 1996.

SAVAREZZI, G. R. ; GIMENEZ, R. . Educação corporal na perspectiva da inclusão social. In: CARREIRA FILHO, D.; CORA, W. R. (org.) Educação corporal: entre anúncios e denúncias. Curitiba: CRV, 2016, v. 17, p. 45-64.

SOARES, C. L. Educação física: raízes europeias e Brasil. 2. ed. Campinas, Autores Associados, 2001.

WACHELKE, J., WOLTER, R. Critérios de construção e relato da análise prototípica para representações sociais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 27, n. 4, p. 521-526, 2011.

Downloads

Publicado

29.03.2019

Como Citar

SAVAREZZI, Guilherme Rocha; NOVAES, Adelina de Oliveira; GIMENEZ, Roberto. Representações sociais do componente curricular educação física: uma análise sobre os níveis de ensino fundamental e médio. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 48, p. 409–430, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n48.8224. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8224. Acesso em: 23 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos
Visualizações
  • Resumo 926
  • PDF 589