A pesquisa em educação: a gestão educacional como tema do debate
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n48.8109Palavras-chave:
Pesquisa em Educação, Gestão Educacional, Educação, Pós-graduação em educaçãoResumo
Tendo como referência os impactos que as avaliações realizadas pela CAPES tiveram na dinâmica dos programas de pós-graduação e na produção de teses e dissertações, discute-se a necessidade de a pesquisa em educação ter maior rigor teórico e metodológico e analisar a política educacional de uma perspectiva mais complexa. Metodologicamente, suportados em literatura centrada na pesquisa educacional e na experiência ao longo de 15 anos de orientação a projetos de pesquisa que elegeram a gestão educacional como tema central de investigação, buscou-se sistematizar uma contribuição para as pesquisas em educação atentarem às dimensões micro e macro, determinantes da realidade escolar.Downloads
Referências
AFONSO, Almerindo Janela. Reforma do estado e políticas educacionais: entre a crise do estado-nação e a emergência da regulação supranacional. Educação e Sociedade, Campinas, n.75, p.15-32, ago. 2001.
ALVES-MAZOTTI, Alda Judith. Relevância e Aplicabilidade da Pesquisa em Educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.113, p.39-50, jul. 2001.
ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 51-64, jul. 2001
AZEVEDO, Janete M. Lins. A educação como Política Pública. 3. ed. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2004.
BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto. “Reféns da produtividade” sobre produção do conhecimento, saúde dos pesquisadores e intensificação do trabalho na pós-graduação. 2007. Disponível em: <http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT09-3503--Int.pdf>. Acesso em: 27 jul. 2017
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de Área 2016 - Educação. Brasília, 2016. Disponível em: http://avaliacaoquadrienal.capes.gov.br/documentos-de-area>. Acesso em: 28 jun. 2017.
CARREIRA, Denise; PINTO, J. M. R. . Custo Aluno-Qualidade Inicial: rumo à educação pública de qualidade no Brasil. São Paulo: Global, 2007. Disponível em: < http://www.campanhaeducacao.org.br/?pg=Publicacoes&id=18>. Acesso em: 23 set. 2010.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Avaliação da Pós-Graduação em Educação: questões, dilemas e algumas proposições. Educação em Foco, v. 19, n. 27, p. 173-205, jan./jun. 2016.
FERREIRA, Carla Guimarães; ANALICE Valdman de Miranda; CLAUDIO Roberto Marques Gurgel. Consequências do Produtivismo Acadêmico para a Vida Docente. Revista Brasileira de Administração Política, Salvador, v. 8, n.2, p. 63-83, out. 2016.
FERREIRA, Naura S. Carapeto (org.) Gestão Democrática da Educação: atuais tendências, novos desafios. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2008.
FERREIRA, Naura S. Carapeto; AGUIAR, Márcia Ângela da S. (org.). Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
DE FREITAS, Luiz Carlos. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação & Sociedade, São Paulo, v. 33, n. 119, São Paulo, p. 379-404, abr/jun. 2012.
GATTI, Bernadete. Implicações e Perspectivas da Pesquisa Educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.113, p.65-81, jul. 2001.
GOHN, M. da G. M. A Pesquisa na Produção do Conhecimento: questões metodológicas. ECCOS – Revista Científica, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 253-274, jul./dez. 2005.
GONÇALVES, Waldir Lourenço. Um Desafio para o Pesquisador: a formulação do problema de pesquisa. Contrapontos, Itajaí, n. 5, p. 237-250, maio/ago. 2002.
JIMENEZ, Emmanuel; LOCKHEED, Marlaine. Public and Private Secondary Education in Developing Countries: a comparative stude. World Bank (discussion papers, 309). Washington, 1995.
KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
KUHLMANN JÚNIOR, Moysés. Produtivismo acadêmico, publicação em periódicos e qualidade das pesquisas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 158, p. 838-855, out./dez. 2015.
MACEDO, Elizabeth. Cultura performativa e pesquisa em educação: desafios para a ação política. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 158, p. 752-774, out./dez. 2015.
MELLO, Guiomar Namo de. Cidadania e competitividade: desafios educacionais do terceiro milênio. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
MOREIRA, Antonio Flávio. A cultura da performatividade e a avaliação da pós-graduação em educação no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 3, p. 23-42, dez. 2009.
NEVES, Lúcia M. Wanderley (org.). A Nova Pedagogia da Hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso: São Paulo: Xamã, 2005.
NEVES, Lúcia M. Wanderley; SANT’ANNA. Ronaldo. Gramsci, o Estado educador e a nova pedagogia da hegemonia In.: NEVES, Lúcia M. Wanderley (org.). A Nova Pedagogia da Hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso: São Paulo: Xamã, 2005.p. 19-39.
OLIVEIRA, Dalila Andrade (org.). Gestão Democrática da Educação: desafios contemporâneos. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
POULANTZAS, Nicos. O Estado, o Poder, o Socialismo. Rio de Janeiro: Graal, 1981.
SÁNCHEZ GAMBOA. Pesquisa Qualitativa: superando tecnicismos e falsos dualismos. Contrapontos, Itajaí (SC), v. 3, n. 3, p.393-405, set./dez. 2003.
SEVERINO, Antônio Joaquim. A Pesquisa em Educação: a abordagem crítico-dialética e suas implicações na formação do educador. Revista de Educação da Univali, Itajaí (SC), n. 1, p. 11-22, jan./jun. 2001.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Pós-Graduação e Pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimento. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 9, n. 26, p. 13-27, jan./abr. 2009.
VAN ZANTEN, Agnès. Pesquisa Qualitativa em Educação: pertinência, validez e generalização. Perspectiva, Florianópolis, v. 22, n. 01, p. 25-45, jan./jun. 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 970
- PDF 538