Política de permanência e êxito na educação superior: perspectivas docentes sobre a reprovação escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n48.7845

Palavras-chave:

Permanência. Êxito. Reprovação. Educação superior.

Resumo

A reprovação na educação superior constitui o objeto de pesquisa deste artigo. Partiu-se do princípio de que a percepção docente sobre a reprovação influencia a intencionalidade da ação pedagógica e as políticas de permanência e êxito dos estudantes. A investigação valeu-se do modelo quanti-qualitativo para coleta, organização e análise dos dados. Na coleta documental, foram analisados os diários de classe do curso de Letras/Espanhol do IFB do período 2013-2016 (correspondente a um ciclo formativo) com a intenção de identificar quantidades e índices de reprovação em disciplinas e semestres letivos, representando o objetivo específico da pesquisa. Dos diários inferiu-se que a reprovação não manteve padrão preponderante. Na coleta de campo, foram realizadas entrevistas com os docentes do curso buscando compreender suas percepções em relação à reprovação, o que constituiu o objetivo geral da investigação. O corpus relativo à percepção dos professores foi submetido a um software de análise de dados textuais e apontou a existência de três categorias relativas às percepções docentes sobre reprovação: relação professor-estudante e sucesso acadêmico; motivadores da reprovação e sentido pedagógico; e reflexões sobre a prática pedagógica quanto à reprovação. Destaca-se a influência do relacionamento interpessoal como fator promotor do sucesso e o uso de estratégias de enfrentamento da reprovação que se configuram como políticas a serem adotadas para permanência e êxito, tais como: atendimento individualizado; monitoria; iniciação à docência e pesquisa; bolsas de assistência estudantil; acompanhamento pedagógico; espaços de estudos e investimento em formação docente.

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Biografia do Autor

Simone Braz Ferreira Gontijo, Instituto Federal de Brasília

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Professora do Instituto Federal de Brasília. Brasília - DF - Brasil. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8245-3841

Mariana Rocha Fortunato, Instituto Federal de Brasília

Graduada em Letras Espanhol pelo Instituto Federal de Brasília. Brasília - DF - Brasil. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-2133-9663

Juliana Harumi Chinatti Yamanaka, Instituto Federal de Brasília

Graduada em Letras Espanhol pelo Instituto Federal de Brasília. Brasília - DF - Brasil. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-2133-9663

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Publicado

29.03.2019

Como Citar

GONTIJO, Simone Braz Ferreira; FORTUNATO, Mariana Rocha; YAMANAKA, Juliana Harumi Chinatti. Política de permanência e êxito na educação superior: perspectivas docentes sobre a reprovação escolar. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 48, p. 431–449, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n48.7845. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7845. Acesso em: 24 maio. 2025.

Edição

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