Diversidade cultural no espaço escolar: implicações no ensino, na aprendizagem e nos processos de subjetivação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n48.12380

Palavras-chave:

Preconceito. Subjetividade. Educação. Bolivianos(as)

Resumo

Esta pesquisa analisa relações interpessoais e educativas entre docentes e alunos(as) imigrantes bolivianos(as), descendentes de bolivianos(as) e não bolivianos(as) em sala de aula, nas dependências de uma escola pública do Ensino Fundamental II, no município de São Paulo. Teve como objetivos verificar o cumprimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais, do Estatuto da Criança e do Adolescente, da Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural e da Lei de Migração, e identificar a ocorrência de negligência, discriminação e/ou opressão. Os procedimentos metodológicos adotados foram a observação e o registro sistemático da atuação de dois professores colaboradores das turmas de 8o e 9o anos de reuniões de Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo, de pais e de áreas comuns. Pôde-se observar que os docentes e o alunado sofrem a interferência de aspectos subjetivos preconceituosos e discriminadores que impedem uma convivência harmônica entre imigrantes e descendentes e não imigrantes, com reflexos no seu crescimento pessoal e escolar. Nossa conclusão é de que a instituição escolar se mostra em descompasso com a legislação vigente.

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Biografia do Autor

Elaine Teresinha Dal Mas Dias, Universidade Nove de Julho

Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho. São paulo - SP - Brasil ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4383-5847

João Clemente Souza Neto, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Artes e História da cultura e do Curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Instituto Catequético Secular São José da Pastoral do Menor da Região Episcopal Lapa. São Paulo - SP - Brasil ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3348-8316)

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Publicado

29.03.2019

Como Citar

DAL MAS DIAS, Elaine Teresinha; SOUZA NETO, João Clemente. Diversidade cultural no espaço escolar: implicações no ensino, na aprendizagem e nos processos de subjetivação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 48, p. 51–70, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n48.12380. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/12380. Acesso em: 23 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 48 - Pedagogia Social
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