O esporte como atividade complementar curricular: uma análise a partir da teoria do capital social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n48.7509

Palavras-chave:

Atividades Complementares Curriculares. Capital Social. Esporte.

Resumo

As mudanças no cenário educacional nas últimas décadas têm fomentado novas perspectivas para a formulação e implementação de políticas públicas, pelas quais as políticas públicas educacionais gradativamente são orientadas para processos de ampliação da jornada escolar paliativos, pois são focadas em atividades complementares curriculares. O esporte, caracterizado como fenômeno social inserido no ambiente escolar, constitui um dos principais eixos articuladores de tais políticas. Assim, o objetivo deste trabalho é estabelecer os pressupostos teóricos do debate sobre as possibilidades que o esporte apresenta de fomentar as bases do capital social das comunidades escolares. Foram analisados os documentos que orientam a política de atividades complementares curriculares do estado do Paraná e concluiu-se que o esporte, enquanto ação educativa poderia potencializar a acumulação de capital social com base em princípios, normas e valores específicos de grupos sociais com interesses comuns.

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Biografia do Autor

Eduard Angelo Bendrath, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista. Professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá – Campus Regional do Vale do Ivaí. Ivaiporã, Paraná, Brasil ORCID: http://orcid.org/0000-0003-2980-4961

Andreia Paula Basei, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora Assistente da Universidade Estadual de Maringá – Campus Regional do Vale do Ivaí. Ivaiporã, Paraná, Brasil ORCID: http://orcid.org/0000-0002-6675-6076

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Publicado

29.03.2019

Como Citar

BENDRATH, Eduard Angelo; BASEI, Andreia Paula. O esporte como atividade complementar curricular: uma análise a partir da teoria do capital social. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 48, p. 219–237, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n48.7509. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7509. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos