Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica, de Marcos Garcia Neira. Jundiaí: Paco Editorial, 2018.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n48.12395

Palavras-chave:

Educação, Currículo Cultural, Educação Física

Resumo

 

Resumo

O livro Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica nos apresenta uma análise de relatos de práticas de professores que colocam o Currículo Cultural de Educação Física em ação. Como fundamentação de análise, se baseia nas teorias pós-críticas, mais especificamente nos Estudos Culturais e no Multiculturalismo Crítico e discorre sobre os princípios que norteiam a prática como justiça curricular, descolonização do currículo, ancoragem social dentre outros. Também são explicitados os procedimentos didáticos que se traduzem por mapeamento, ressignificação, aprofundamento, ampliação, registro e da avaliação das manifestações corporais escolhidas para serem tematizadas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Gonçalves, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Diretora de escola - SME - SP.

Referências

NEIRA, M. G. Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí: Paco Editorial, 2018.

Downloads

Publicado

29.03.2019

Como Citar

GONÇALVES, Natalia. Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica, de Marcos Garcia Neira. Jundiaí: Paco Editorial, 2018. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 48, p. 458–461, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n48.12395. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/12395. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Resenhas