A educação ambiental nas representações sociais de professores e a importância do Projeto Sala Verde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n48.7285

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Projeto Sala Verde. Representações Sociais.

Resumo

Este artigo refere-se a uma pesquisa quali-quantitativa voltada à análise das representações sociais sobre Educação Ambiental (EA) de professores no Ensino Fundamental II. Focaliza o Projeto Sala Verde, coordenado pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, que tem por objetivo difundir espaços socioambientais nos municípios brasileiros, entre os quais o município de Taubaté, no Vale do Paraíba paulista, universo desta pesquisa. A coleta de dados foi realizada em duas etapas: primeiro, 388 professores responderam a um questionário e, posteriormente, 7 docentes participaram de entrevistas. Os textos foram sistematizados no programa Alceste e classificados em agrupamentos de discurso. Neste artigo, foram analisadas duas classes que organizam as representações dos professores a partir da relevância conferida por eles à EA. Os resultados indicam a importância da formação continuada para a efetivação da EA nas escolas de forma interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iraelza Fátima Coelho Monteiro, Universidade de Taubaté

Mestre em Desenvolvimento Humano pelo Programa de Educação e Desenvolvimento Humano da UNITAU, Taubaté-SP, Brasil ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5413-8804

Patrícia Diana Edith Belfort de Souza Camargo Ortiz Monteiro, Universidade de Taubaté

Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté. Professora do Programa de Educação e Desenvolvimento Humano da UNITAU, Taubaté-SP, Brasil ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5413-8804

Referências

NÓBREGA, Luciana; CASAVECHIA, Talita Mariane. Hora de trabalho pedagógico: desafio e controvérsias. In: BASSO, Ilda; ROCHA, José Carlos Rodrigues; ESQUEDA, Marileide Dias (orgs) Anais [recurso eletrônico] / 2. Simpósio Internacional de Educação, Bauru, SP: USC, 2008. Disponível em: <http://www.usc.br/biblioteca/pdf/sie_2008_educ_arti_hora_de_trabalho_pedagogico.pdf> Acesso em: 27 nov. 2016.

BRASIL. AGENDA 21. Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Centro de Documentação e Informação-Coordenação de Publicações: 1995. Disponível em: <http://www.onu.org.br/rio20/img/2012/01/agenda21.pdf> Acesso em: 27 jun. 2015.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais, PCNs, MEIO AMBIENTE, 1997.

BRASIL. ProNEA/Educação Ambiental: por um Brasil Sustentável – ProNEA, Marcos Legais e Normativos – 4ª Ed-Brasília: Ministério do Meio Ambiente/Ministério da Educação. 2014.

BUSSOLOTTI, J. & ORTIZ. P. Educação Ambiental para Sustentabilidade. Livro texto para Programa de Educação à distância da Universidade de Taubaté, Taubaté: UNITAU, 2015.

CHAMON, M.A. e CHAMON, E.M.Q.O., Preparando um texto para software ALCESTE. Taubaté: UNITAU - Universidade de Taubaté, Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Humano, 2015 (no prelo).

GADOTTI, M. Educar para a sustentabilidade. Inclusão Social, Brasília, v. 3, n. 1, p. 75-78, out. 2007/mar. 2008 a. Disponível em <http://revista.ibict.br/inclusao/index.php/inclusao/article/viewFile/113/122> Acesso em: 19/05/2015.

GADOTTI,M. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008 b.

JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cad. Pesqui., São Paulo, n. 118, p. 189-206, Mar. 2003.

Discponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742003000100008&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 24/11/2015

Acesso em 24/11/2015.

LOUREIRO, D. G. Educação Ambiental no Ensino Fundamental: um estudo da prática pedagógica em uma escola municipal de palmas – TO. 2009. 88 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

MORIN, E. Os sete saberes necessarios à educação do futuro. Brasília (DF): Cortez, UNESCO, 2000.

MOSCOVICI, S. Representações Sociais: investigações sem psicologia social : editado em ingles por Gerard Duveen : traduzido do inglês por Pedrinho A. Guareshi. 8, ed.- Petrópolis, RJ : Vozes, 2011.

NÓBREGA, Luciana; CASAVECHIA, Talita Mariane. Hora de trabalho pedagógico: desafio e controvérsias. In: BASSO, Ilda; ROCHA, José Carlos Rodrigues; ESQUEDA, Marileide Dias (orgs) Anais [recurso eletrônico] / 2. Simpósio Internacional de Educação, Bauru, SP: USC, 2008. Disponível em: <http://www.usc.br/biblioteca/pdf/sie_2008_educ_arti_hora_de_trabalho_pedagogico.pdf> Acesso em: 27 nov. 2016.

REIGOTA, M. A floresta e a escola: por uma educação ambiental pós-moderna. 4. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

REIGOTA,M.______. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 1995.

REIGOTA, M., PRADO, B.H.S. Educação Ambiental: utopia e práxis. São Paulo: Cortez, 2008.

SETUBAL, M.A. Educação e sustentabilidade: princípios e valores para a formação de educadores. São Paulo; Petrópolis, 2015.

Downloads

Publicado

29.03.2019

Como Citar

COELHO MONTEIRO, Iraelza Fátima; ORTIZ MONTEIRO, Patrícia Diana Edith Belfort de Souza Camargo. A educação ambiental nas representações sociais de professores e a importância do Projeto Sala Verde. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 48, p. 201–218, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n48.7285. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7285. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos