A educação ambiental nas representações sociais de professores e a importância do Projeto Sala Verde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n48.7285

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Projeto Sala Verde. Representações Sociais.

Resumo

Este artigo refere-se a uma pesquisa quali-quantitativa voltada à análise das representações sociais sobre Educação Ambiental (EA) de professores no Ensino Fundamental II. Focaliza o Projeto Sala Verde, coordenado pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, que tem por objetivo difundir espaços socioambientais nos municípios brasileiros, entre os quais o município de Taubaté, no Vale do Paraíba paulista, universo desta pesquisa. A coleta de dados foi realizada em duas etapas: primeiro, 388 professores responderam a um questionário e, posteriormente, 7 docentes participaram de entrevistas. Os textos foram sistematizados no programa Alceste e classificados em agrupamentos de discurso. Neste artigo, foram analisadas duas classes que organizam as representações dos professores a partir da relevância conferida por eles à EA. Os resultados indicam a importância da formação continuada para a efetivação da EA nas escolas de forma interdisciplinar.

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Biografia do Autor

Iraelza Fátima Coelho Monteiro, Universidade de Taubaté

Mestre em Desenvolvimento Humano pelo Programa de Educação e Desenvolvimento Humano da UNITAU, Taubaté-SP, Brasil ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5413-8804

Patrícia Diana Edith Belfort de Souza Camargo Ortiz Monteiro, Universidade de Taubaté

Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté. Professora do Programa de Educação e Desenvolvimento Humano da UNITAU, Taubaté-SP, Brasil ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5413-8804

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Publicado

29.03.2019

Como Citar

COELHO MONTEIRO, Iraelza Fátima; ORTIZ MONTEIRO, Patrícia Diana Edith Belfort de Souza Camargo. A educação ambiental nas representações sociais de professores e a importância do Projeto Sala Verde. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 48, p. 201–218, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n48.7285. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7285. Acesso em: 28 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos
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Maria Arlete Rosa, Samira Kauchakje, Maria Iolanda Fontana (2024)
Educação ambiental na escola: literatura internacional e análise de estudos brasileiros. Revista Brasileira de Educação, 29,
10.1590/s1413-24782024290030
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