Literatura carcerária: educação social por meio da Educação, da escrita e da leitura na prisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n48.12392

Palavras-chave:

Cartas-Denúncia. Educação Prisional. Literatura Carcerária. Literatura de Testemunho. Teoria do Reconhecimento.

Resumo

O artigo, que trata de problema de pesquisa investigado pelo GEPÊPRIVAÇÃO e seus pesquisadores, com orientação do Prof. Dr. Roberto da Silva, na Faculdade de Educação da USP, visa a caracterização da literatura carcerária desenvolvida sob a égide da alfabetização de adultos e da recente regulamentação da Educação em Prisões, considerando as transformações e adaptações ao longo dos tempos. Além da discussão teórica e conceitual, o artigo apresenta, a título de exemplo, livros escritos por presos e presas, agentes penitenciários, professores e juízes como a nova dimensão dessa literatura carcerária. O artigo recorre à Teoria do Reconhecimento, de Axel Honneth, e à literatura de testemunho, de Márcio Seligmann-Silva, para embasar seus argumentos.

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Biografia do Autor

Roberto da Silva, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Professor livre docente do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo – SP- Brasil ORCID: https://orcid.org/0000-001-8195-8664

Thais Barbosa Passos, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo – SP- Brasil ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3093-240X

Marineila Aparecida Marques, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo – SP- Brasil ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3842-0401

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Publicado

29.03.2019

Como Citar

SILVA, Roberto da; PASSOS, Thais Barbosa; MARQUES, Marineila Aparecida. Literatura carcerária: educação social por meio da Educação, da escrita e da leitura na prisão. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 48, p. 35–50, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n48.12392. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/12392. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 48 - Pedagogia Social
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