O movimento social e a escola: de criação passada à invenção necessária

Auteurs

  • José Adelson Cruz Universidade Federal de Goiás

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1524

Mots-clés :

Democracia. Gestão escolar. Movimentos sociais.

Résumé

O objetivo desse artigo é apreender os sentidos e significados das demandas pautadas pelos movimentos sociais para escola e sua materialidade nas atuais políticas e legislação educacional. Busca-se discutir as idéias de democracia, qualidade e cidadania presentes na atuação de gestores, professores, técnicos administrativos, alunos e pais, com a finalidade de compreender os valores e princípios estruturantes das práticas escolares, recuperando temas emergentes no debate atual. Com as reflexões feitas, pode-se destacar como resultado alcançado que a inspiração das práticas dos movimentos sociais da década de 1980 não se imprimiu suficientemente na escola que se faz hoje. O que se constata é que a gestão implantada ainda não transformou a escola, mas há, em contrapartida, uma participação induzida e corporativa, cujo sentido de intervenção das famílias, das organizações sociais e das empresas pauta-se pelo suprimento de “carências” inerentes à desresponsabilização do Estado para com a educação pública.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

José Adelson Cruz, Universidade Federal de Goiás

Professor da Faculdade de Educação da UFG, Doutor em Educação pela Unicamp; Membro de Núcle de Estudos Rurais; pesquisador e orientados na Linha de Pesquisa: Educação, Trabalho e Movimentos Sociais da Pós-Gradução em Educação da UFG

Téléchargements

Publiée

2009-07-31

Comment citer

CRUZ, José Adelson. O movimento social e a escola: de criação passada à invenção necessária. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 57–76, 2009. DOI: 10.5585/eccos.v11i1.1524. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1524. Acesso em: 4 févr. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê temático - Educação e movimentos sociais
Views
  • Résumé 230
  • PDF (Português (Brasil)) 188