O movimento social e a escola: de criação passada à invenção necessária
DOI :
https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1524Mots-clés :
Democracia. Gestão escolar. Movimentos sociais.Résumé
O objetivo desse artigo é apreender os sentidos e significados das demandas pautadas pelos movimentos sociais para escola e sua materialidade nas atuais políticas e legislação educacional. Busca-se discutir as idéias de democracia, qualidade e cidadania presentes na atuação de gestores, professores, técnicos administrativos, alunos e pais, com a finalidade de compreender os valores e princípios estruturantes das práticas escolares, recuperando temas emergentes no debate atual. Com as reflexões feitas, pode-se destacar como resultado alcançado que a inspiração das práticas dos movimentos sociais da década de 1980 não se imprimiu suficientemente na escola que se faz hoje. O que se constata é que a gestão implantada ainda não transformou a escola, mas há, em contrapartida, uma participação induzida e corporativa, cujo sentido de intervenção das famílias, das organizações sociais e das empresas pauta-se pelo suprimento de “carências” inerentes à desresponsabilização do Estado para com a educação pública.Téléchargements
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Publiée
2009-07-31
Comment citer
CRUZ, José Adelson. O movimento social e a escola: de criação passada à invenção necessária. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 57–76, 2009. DOI: 10.5585/eccos.v11i1.1524. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1524. Acesso em: 4 févr. 2025.
Numéro
Rubrique
Dossiê temático - Educação e movimentos sociais
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- Résumé 230
- PDF (Português (Brasil)) 188