A “lenda” ou história da borboleta: os movimentos sociais e a educação – o caso do movimento dos trabalhadores rurais sem terra e a educação do campo
DOI :
https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1581Mots-clés :
Educação. Emancipação. Movimentos sociais. MST. Participação.Résumé
O propósito deste artigo é analisar a ação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) na reconstrução da educação popular no Brasil, na atual conjuntura de crise na educação formal. O MST apresenta-se como um movimento social dinâmico e constantemente reinventado que fundamenta suas reivindicações e ações em prol de melhores condições de vida e trabalho, num contexto de afirmação identitária e de oposição à globalização neoliberal. O movimento tem reconstruído a tradição da educação popular no Brasil, referenciada na perspectiva freiriana, e influenciado mudanças nas políticas públicas em educação para o meio rural. Com base nesse exemplo, defende-se a imprescindibilidade da participação dos movimentos sociais na construção das políticas públicas em educação, fomentando e constituindo uma ação de democracia participativa. Na “nova” forma de vivenciar a escola e de (re)pensar o seu funcionamento, o MST apresenta pistas de uma resposta emancipatória à atual crise da educação.Téléchargements
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Publiée
2009-07-31
Comment citer
ALVARENGA, Ana Maria; TEODORO, Antonio. A “lenda” ou história da borboleta: os movimentos sociais e a educação – o caso do movimento dos trabalhadores rurais sem terra e a educação do campo. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 193–208, 2009. DOI: 10.5585/eccos.v11i1.1581. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1581. Acesso em: 4 févr. 2025.
Numéro
Rubrique
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- Résumé 249
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