A instituição escolar como ambiente de relações étnicas: o caso das "Escolas alemãs" no sul do Brasil

Auteurs

  • Ademir Valdir dos Santos Universidade Tuiuti do Paraná

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1656

Mots-clés :

organização escolar, currículo, escola alemã, etnia.

Résumé

O artigo apresenta pesquisa sobre a organização escolar de escolas primárias na colônia catarinense Hansa, fundada em 1897. Foi baseado na análise de documentos da Companhia Colonizadora Hamburguesa. Os resultados mostram peculiaridades como o ensino em alemão e o currículo focado no Cálculo e na aprendizagem da língua e cultura alemãs nas disciplinas de Leitura, Escrita, Poesia, Canto, Religião e Latim. Porém, havia matérias como Português e História que abordavam questões brasileiras. Nos início, mantiveram-se aspectos pedagógicos que as caracterizam como expressões do fenômeno das escolas étnicas: as escolas alemãs. Atenderam a necessidade de escola, embasadas por práticas educativas de cunho étnico que mesclaram aspectos culturais estrangeiros aqueles brasileiros. O uso da língua alemã constituiu um indicador étnico essencial. A compreensão dessas instituições escolares na história da educação brasileira é parametrizada pelas vinculações entre currículo e cultura, considerando a questão étnica como aspecto central das relações sociais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Ademir Valdir dos Santos, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutor em Educação pela UFSCar. Docente e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Téléchargements

Publiée

2010-02-21

Comment citer

SANTOS, Ademir Valdir dos. A instituição escolar como ambiente de relações étnicas: o caso das "Escolas alemãs" no sul do Brasil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 467–486, 2010. DOI: 10.5585/eccos.v11i2.1656. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1656. Acesso em: 26 sept. 2024.