Avaliação institucional participativa na educação infantil percursos, desafios e potenciais em uma creche paulistana

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n62.22065

Mots-clés :

autoavaliação, avaliação institucional participativa, educação infantil, participação. qualidade.

Résumé

O debate sobre a qualidade da educação infantil tem ganhado destaque no cenário nacional e internacional a partir de diferentes projetos políticos que disputam, paradoxalmente, concepções bastante distintas de educação infantil, de sociedade e de criança. Diante disso, por meio da análise da experiência paulistana expressa no documento “Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana”, vigente desde 2013, o presente artigo busca problematizar como a Avaliação Institucional Participativa (AIP) vem sendo aplicada nas unidades educacionais e quais os percursos, desafios e potenciais que permeiam o desenvolvimento dessa modalidade de avaliação na Educação Infantil.  As perspectivas teóricas que conduzem estas reflexões se inserem no campo das políticas públicas de avaliação e qualidade da Educação Infantil. Numa abordagem qualitativa, apresentamos uma etnografia realizada no ano de 2018 em um Centro de Educação Infantil da cidade de São Paulo, assumindo como pressuposto basilar o fato de que a implementação de políticas públicas, inevitavelmente, se configura como um dinâmica permeada por tensionamentos e negociações. Todavia, o percurso reflexivo trilhado neste estudo permite-nos afirmar o papel fundamental da AIP para a qualidade da educação infantil, uma vez que promove um movimento contínuo, sistematizado de discussão e materialização do projeto político pedagógico, em diálogo com as diretrizes que orientam a educação infantil no Brasil.

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Tássio José da Silva, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP.

Doutor em Educação pela UNESP/IB/Rio Claro. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Paulo e Pedagogo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Supervisor Escolar na rede municipal de São Paulo. Integrante dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE/ Rio Claro); Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (LOED/Rio Claro); Pequena Infância, Cultura e Sociedade (Unifesp); Principais áreas e temas de atuação: Educação Infantil, Relações de Gênero, Avaliação Educacional, Avaliação Institucional e Política Educacional.

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Publiée

2022-10-14

Comment citer

DA SILVA, Tássio José. Avaliação institucional participativa na educação infantil percursos, desafios e potenciais em uma creche paulistana. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 62, p. e22065, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n62.22065. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/22065. Acesso em: 13 nov. 2024.