Abordagens pedagógicas nas formações on-line de profissionais da educação básica para favorecer a inclusão: uma revisão de escopo

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n65.24582

Mots-clés :

abordagem construcionista contextualizada e significativa, educação a distância. educação especial, processos formativos.

Résumé

Este estudo visa a compreender as evidências e as lacunas das abordagens pedagógicas e metodológicas das formações on-line de professores para a inclusão escolar de Estudantes Público-Alvo da Educação Especial (EPAEE) e o atendimento das políticas nacionais. O protocolo do Instituto Joanna Briggs (JBI) foi utilizado para realizar uma revisão de escopo dos artigos publicados entre 2019 e maio de 2023. As buscas foram realizadas em três bases de dados digitais (sendo duas nacionais e uma internacional), sendo encontrados 238 artigos. Ao se aplicar os critérios de inclusão e exclusão, apenas três artigos foram selecionados para análise a partir de questões explicitadas no texto. Fizeram parte da análise os indícios relacionados à abordagem metodológica, aos resultados e às recomendações para os processos formativos. Os resultados demonstraram que apenas um artigo indica claramente a abordagem utilizada na formação dos professores, mas os três apontam o trabalho colaborativo entre professores da sala de aula comum e especializados como fundamental para o desenvolvimento de uma cultura inclusiva no contexto escolar. A avaliação de todas as etapas do processo formativo, desde a sua concepção até o acompanhamento dos egressos, é apontada como relevante para fundamentar o processo reflexivo tanto da equipe envolvida, quanto dos professores em formação.

 

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Bibliographies de l'auteur

Daniela Jordão Garcia Perez, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente

Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Universidade do Oeste Paulista - Unoeste

Programa de Pós-Graduação em Educação

Klaus Schlünzen Junior, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Departamento de Estatística e programa de Pós-graduação em Educação 

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Publiée

2023-06-27

Comment citer

PEREZ, Daniela Jordão Garcia; SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus. Abordagens pedagógicas nas formações on-line de profissionais da educação básica para favorecer a inclusão: uma revisão de escopo. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 65, p. e24582, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n65.24582. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24582. Acesso em: 23 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê 65 - Políticas Educacionais e Educação Digital: Propostas, Impactos, Oportunidades e Desafios