A atuação das comunidades escolar e local na organização da escola
DOI :
https://doi.org/10.5585/eccos.n69.25089Mots-clés :
mecanismos de participação, gestão democrática, organização da escolaRésumé
O processo de conquista do direito à educação é resultado dos movimentos organizados que lutaram para que todos tivessem acesso à educação, principalmente os filhos da classe trabalhadora. O objetivo da pesquisa foi compreender os mecanismos da gestão democrática para o processo de atuação das comunidades local e escolar na organização da escola pública no município de Jequiá da Praia, no estado de Alagoas. Os caminhos metodológicos percorridos caracterizaram-se como de natureza qualitativa, e o estudo de caso, como técnica de pesquisa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a aplicação de questionário com nove gestores escolares e uma entrevista com uma gestora. Os resultados da pesquisa evidenciaram que há limitações no processo de atuação das comunidades local e escolar, as quais não contribuem para a concretização da escola democrática, considerando que todos que formam o espaço educativo são responsáveis pela concretização da escola pública; no contexto da educação pública, os gestores escolares têm um papel importante na construção das vivências democráticas e no incentivo à cultura da participação; as políticas educacionais contemporâneas sofrem influências da concepção político-neoliberal-gerencial, repercutindo na forma de organização da escola e na condução das proposições que chegam até ela.
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