A filosofia no ensino médio público paranaense:
limites e desafios no contexto das políticas educacionais
DOI :
https://doi.org/10.5585/eccos.n67.25488Mots-clés :
ensino de filosofia, ensino médio, Paraná, plataformização, políticas educacionaisRésumé
Este texto analisa a experiência da luta política pela manutenção da Filosofia no Ensino Médio no Paraná, com ênfase no período pós-aprovação do Novo Ensino Médio. Inicialmente, apresenta um diagnóstico das políticas públicas ultraliberais implantadas no Paraná nos últimos anos e, sobretudo, do processo de plataformização e seus impactos na prática pedagógica. Mostra como as “sequências didáticas” (aulas prontas) e o controle do fazer pedagógico exercido por meio de RCO+Aulas e da observação das aulas in loco retiram a autonomia da prática docente, produzindo, ao mesmo tempo, precarização na carreira e um adoecimento nunca visto. Em seguida, o texto analisa a reação de alguns setores organizados da sociedade à reforma após a sua implementação, à medida que percebem as contradições e seus impactos no cotidiano escolar. Tomando como referência para a análise documentos oficiais, manifestos, cartas, depoimentos e manifestações de entidades e grupos de pesquisa, o estudo é realizado à luz das categorias “totalidade” e “ser social”, com o intuito de perceber as contradições presentes no contexto das políticas educacionais e curriculares implantadas no Paraná nos últimos anos.
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