A filosofia da educação em tempos de crise cultural
DOI :
https://doi.org/10.5585/eccos.n71.27699Mots-clés :
Crise cultural., Decolonialidade., Filosofia da Educação.Résumé
A educação, no Brasil dos dias de hoje, vem enfrentando um complexo espectro de desafios gestados no seio de grande crise cultural, crise que abrange todos os aspectos da vida nacional. Na esfera socio-econômica, a desigualdade social, provocada principalmente pela perversa distribuição de renda, mantém uma oferta de uma educação de qualidade precarizada para os setores já vulneráveis da sociedade; em decorrência da hegemonia da ideologia neoliberal, a educação nacional tem sido levada a entender sua finalidade como se fosse apenas aquela de preparar uma mão-de-obra técnica para o mercado de trabalho, desconsiderando outras dimensões da necessária formação integral das novas gerações. No âmbito das propostas de reformas curriculares, prevalece a redução de seus objetivos a oferta aos alunos apenas de competências e habilidades operativas, do que é exemplo a recente BNCC. No plano político, o Estado, como que abrindo mão da direção pedagógica do projeto educativo da nação, implementa uma política de privatização das instituições de ensino, repassando a responsabilidade da educação para outras instâncias, como é o caso das propostas da escola sem partido, do homeschooling, das escolas cívico-militares, das parcerias com as Organizações Sociais. A revista Eccos convidou especialistas da área para reapresentarem as análises e reflexões que desenvolveram no âmbito do IX Congresso Internacional da Sofelp, realizado em abril de 2024, em Fortaleza. O debate ocorrido nesse evento situou-se no bojo dessa problemática, compondo o dossiê com aqueles trabalhos que retomavam essa problemática, destacando os diversos pontos de estrangulamento do processo educativo bem como pleiteando redirecionamentos rumo a uma educação emancipadora, compromissada com a formação integral dos educandos e com construção de uma sociedade mais equitativa.
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Dossi 71 Eccos
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© Cleide Rita Silvério de Almeida, Elaine Teresinha Dal Mas Dias, Antonio Joaquim Severino 2024
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- Résumé 127
- pdf (Português (Brasil)) 68