Educação de Jovens e Adultos: Diálogos com a Pedagogia Social e Educação Popular

Auteurs

  • Danilo Streck Unisinos
  • Karine Santos Unisinos

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n25.3215

Mots-clés :

Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular, Pedagogia Social

Résumé

O artigo tem como o objetivo contribuir na busca de alternativas para alguns dos impasses na Educação de Jovens e Adultos (EJA) relacionados em boa medida com indefinições de sua identidade. A despeito das leis e normas que regem esta modalidade de ensino, a prática pedagógica, a formação dos professores e a definição do lugar do desenvolvimento das atividades confrontam a EJA com o desafio de se repensar. Após resumir alguns dos problemas já conhecidos através dos estudos da área, propomos um diálogo da EJA com a Educação Popular e a Pedagogia Social. Nosso argumento é que a manutenção dos vínculos com a Educação Popular ajuda a definir a perspectiva de seu projeto político-pedagógico, enquanto que a Pedagogia Social aporta conhecimentos e estratégias de ação relevantes para a população com a qual a EJA atua.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Danilo Streck, Unisinos

Doutor em Educação pela Rutgers University (The State University of New Jersey), professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS, na Linha de Pesquisa: Educação, Desenvolvimento e Tecnologias

Karine Santos, Unisinos

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS, na Linha de Pesquisa: Educação, Desenvolvimento e Tecnologias. Bolsista CAPES.

Téléchargements

Publiée

2012-03-06

Comment citer

STRECK, Danilo; SANTOS, Karine. Educação de Jovens e Adultos: Diálogos com a Pedagogia Social e Educação Popular. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 25, p. 19–38, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n25.3215. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3215. Acesso em: 4 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê temático - Paulo Freire e a Educação de Adultos