Cursos online de especialização na estrutura da pós-graduação no Brasil

Auteurs

  • Marcelo Pupim Gozzi Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Vani Moreira Kenski UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n39.3579

Mots-clés :

pós-graduação, especialização, educação online, educação continuada

Résumé

No início da implementação da pós-graduação no Brasil, decidiam continuar seu processo de educação em nível superior aqueles que se interessavam pela área acadêmica, que desejavam se tornar pesquisadores e professores universitários. Eles procuravam a pós-graduação em nível stricto sensu e, assim, concretizavam sua formação como mestres e doutores. Hoje, a formação profissional jamais se encerra com a conclusão de um curso de graduação. Ela necessita de um processo permanente de atualização. Esse contexto tem fomentado a demanda por cursos de especialização, em nível de pós-graduação lato sensu. Mediante o crescimento da oferta destes cursos, esse artigo vem discutir o contexto dos cursos de especialização no Brasil, especialmente aqueles ofertados na modalidade a distância online. Foi possível perceber que, por um lado, os profissionais estão percebendo a necessidade de formação continuada e encontram na EaD as facilidades e vantagens relativas à flexibilidade espaço-temporal; por outro lado, essa expansão exige que mais professores estejam capacitados para atuar nesses cursos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Marcelo Pupim Gozzi, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Carcelo Pupim Gozzi Coordenador de Pós-Graduação | Educação Continuada Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Vani Moreira Kenski, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP

Doutora e Mestre em Educação e Licenciada em Pedagogia e Geografia. É Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP). Diretora da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Membro do Conselho Editorial das revistas Educação e Sociedade (CEDES) e Linhas Críticas (UnB), Educação e Linguagem (UMESP) e Kairos (PUCSP). Desenvolve pesquisas sobre as relações entre educação, comunicação e tecnologias inovadoras.

Téléchargements

Publiée

2015-12-18

Comment citer

GOZZI, Marcelo Pupim; KENSKI, Vani Moreira. Cursos online de especialização na estrutura da pós-graduação no Brasil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 39, p. 87–100, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n39.3579. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3579. Acesso em: 13 nov. 2024.