Comunidade aprendente: a escola como locus de formação e desenvolvimento do professor

Auteurs

  • Ana Maria Vellenich Universidade de Taubaté/SP
  • Adriano Ferreira PUC-Campinas
  • Nilsen Marcondes Universidade de Taubaté/SP
  • Maria Castro Universidade de Taubaté, SP

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n42.3942

Mots-clés :

Contexto Escolar, Comunidade Aprendente, Formação, Autonomia, Qualidade.

Résumé

São pacíficas as opiniões a respeito do importante papel que a educação e a escola têm na formação de uma nação. No entanto, no Brasil, há muitos anos, a educação escolar vem enfrentando diferentes problemas afetos diretamente a sua qualidade. Nesta direção, esta revisão crítica de literatura propõe refletir sobre a instituição escolar como sistema de relações, com evidentes características interativas. Os conceitos e ideias de alguns autores estudados nesta reflexão teórica evidenciam a possibilidade de formação docente por meio de ações presentes na própria escola. Conclui-se que a prática reflexiva e as estratégias de ação compartilhadas, se bem conduzidas, transformam a escola numa comunidade aprendente, o que poderá contribuir para a autonomia e o aperfeiçoamento profissional dos agentes envolvidos, bem como possibilitar transformações em nível institucional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ana Maria Vellenich, Universidade de Taubaté/SP

Psicóloga, mestranda do Programa Acadêmico e Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté/SP. Atua como psicóloga escolar e educacional na Prefeitura Municipal de Lorena/SP. E-mail: anavellenich@hotmail.com

Adriano Ferreira, PUC-Campinas

Psicólogo, mestrando do Programa Acadêmico e Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté/SP. Atua como professor no programa de especialização em Desenvolvimento do Potencial Humano nas Organizações, na PUC-Campinas, na cidade de Campinas/SP. Atua também como consultor na implementação e desenvolvimento de programas de aprendizagem mediada por tecnologia na Mentor Tecnologia, em São José dos Campos/SP. E-mail: adriano.marcius705@gmail.com

Nilsen Marcondes, Universidade de Taubaté/SP

Assistente Social, mestranda do Programa Acadêmico e Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté/SP. Atua como assistente social na Prefeitura Municipal de São José dos Campos /SP. E-mail: nilsenmarcondes@gmail.com

Maria Castro, Universidade de Taubaté, SP

Pedagoga, Pós-Doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Atua como Docente do Programa Acadêmico e Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté/SP. E-mail: nenacdiniz@gmail.com

Téléchargements

Publiée

2017-02-06

Comment citer

VELLENICH, Ana Maria; FERREIRA, Adriano; MARCONDES, Nilsen; CASTRO, Maria. Comunidade aprendente: a escola como locus de formação e desenvolvimento do professor. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 42, p. 161–176, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n42.3942. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3942. Acesso em: 5 févr. 2025.
Views
  • Résumé 438
  • PDF (Português (Brasil)) 309