Comunidade aprendente: a escola como locus de formação e desenvolvimento do professor
DOI :
https://doi.org/10.5585/eccos.n42.3942Mots-clés :
Contexto Escolar, Comunidade Aprendente, Formação, Autonomia, Qualidade.Résumé
São pacíficas as opiniões a respeito do importante papel que a educação e a escola têm na formação de uma nação. No entanto, no Brasil, há muitos anos, a educação escolar vem enfrentando diferentes problemas afetos diretamente a sua qualidade. Nesta direção, esta revisão crítica de literatura propõe refletir sobre a instituição escolar como sistema de relações, com evidentes características interativas. Os conceitos e ideias de alguns autores estudados nesta reflexão teórica evidenciam a possibilidade de formação docente por meio de ações presentes na própria escola. Conclui-se que a prática reflexiva e as estratégias de ação compartilhadas, se bem conduzidas, transformam a escola numa comunidade aprendente, o que poderá contribuir para a autonomia e o aperfeiçoamento profissional dos agentes envolvidos, bem como possibilitar transformações em nível institucional.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2017-02-06
Comment citer
VELLENICH, Ana Maria; FERREIRA, Adriano; MARCONDES, Nilsen; CASTRO, Maria. Comunidade aprendente: a escola como locus de formação e desenvolvimento do professor. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 42, p. 161–176, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n42.3942. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3942. Acesso em: 5 févr. 2025.
Numéro
Rubrique
Artigos
Views
- Résumé 438
- PDF (Português (Brasil)) 309