Relevância da dimensão cultural na pesquisa educacional: uma proposta de transversalidade

Auteurs

  • Roseli Fischmann USP

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.v7i1.399

Mots-clés :

Cultura e educação. Epistemologia e cultura escolar. Ética e metodologia. Obstáculos epistemológicos. Pluralidade cultural.

Résumé

RESUMOO artigo propõe refletir sobre a dimensão cultural como um tipo de “tema transversal” na pesquisa educacional. Esta transversalidade tem sentido episte¬mológico e metodológico, amparada em base ética. Trata-se de abordagem que percorre caminhos epistemológicos e que, ao circular pelo campo das diferenças culturais, toca inevitavelmente a temática da desigualdade e da exclusão. Nesse caminho, privilegia-se “pluralidade cultural e educação”, trazendo à reflexão obstáculos epistemológicos advindos, sobretudo, do desconhecimento e des¬consideração com a dimensão cultural, o que tem comprometido os resultados das pesquisas educacionais em diversos campos e áreas. Ressalta-se também a necessidade de incluir urgentemente, na formação de pesquisadores e de professores, a contribuição singular trazida pela compreensão do fenômeno da pluralidade cultural, em suas múltiplas manifestações.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Roseli Fischmann, USP

Doutora em Filosofia da Educação – USP; Representante da América Latina e Caribe para o Grupo de Trabalho Especial sobre Educação para Direitos Humanos – UNESCO; Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação – USP.

Téléchargements

Publiée

2008-01-11

Comment citer

FISCHMANN, Roseli. Relevância da dimensão cultural na pesquisa educacional: uma proposta de transversalidade. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 41–56, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v7i1.399. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/399. Acesso em: 4 nov. 2024.