Educação comparada: perspectivas teóricas e investigações

Auteurs

  • Martha Aparecida Santana Marcondes Universidade do Minho [Portugal]

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.v7i1.406

Mots-clés :

Escola. Educação. Educação comparada. Globalização.

Résumé

O processo de globalização vem ocasionando mudanças profundas na socieda¬de e no âmbito acadêmico. Em virtude da interdependência crescente entre os países, já não têm mais sentido as concepções tradicionais de nação e socieda¬de nem o exclusivismo de idéias: cada nação necessita conhecer as realidades de seus parceiros; a atualidade enfatiza a lida com a pluralidade cultural e a multietnicidade e busca, por intermédio da Educação, a humanização das transformações sociais. Nesse contexto, enfatizam-se os estudos comparados em Educação, e a educação comparada passa a ser valorizada como elemento significativo para uma melhor compreensão das influências do processo de globalização nas políticas educativas. Este texto procura analisar algumas abordagens teóricas da educação comparada e evidenciar sua contribuição para a prática escolar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Martha Aparecida Santana Marcondes, Universidade do Minho [Portugal]

Artigo final em PDF, editado e formatado pelo departamento de Política Editorial.

Téléchargements

Publiée

2008-01-11

Comment citer

MARCONDES, Martha Aparecida Santana. Educação comparada: perspectivas teóricas e investigações. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 139–164, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v7i1.406. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/406. Acesso em: 4 nov. 2024.