Gestão escolar e conselho de escola, que relação é esta? Um estudo em busca de novas formas de cooperação entre escola-comunidade na Região de Sorocaba – SP

Auteurs

  • Dulcinéia de Fátima Ferreira Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Carla Corrochano Universidade Federal de São Carlos
  • Kelen Christina Leite Universidade Federal de São Carlos

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n38.5876

Mots-clés :

Gestão escolar, Conselho de Escola, Cooperação escola-comunidade

Résumé

RESUMO:

O presente trabalho, é resultado do projeto de pesquisa “Gestão escolar e Conselho de escola que relação é esta? Uma análise das experiências de participação da comunidade na escola a partir dos conselhos de escola na região de Sorocaba – SP”. Tomamos como problema a relação entre escola e comunidade a partir dos conselhos de escola.  Tivemos como objetivos: mapear experiências de participação da comunidade na escola a partir do conselho de escola; analisar e revelar a potência desta experiência coletiva. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, com foco na abordagem cartográfica. Como resultado, apontamos diversos dispositivos mobilizadores e potencialidades de novas formas de cooperação escola- comunidade. Esta pesquisa contou com o apoio MCTI/CNPq/MEC/CAPES e está vinculado ao Grupo de Pesquisa Educação Comunidade e Movimentos Sociais da UFSCar – campus Sorocaba. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Dulcinéia de Fátima Ferreira, Universidade Federal de São Carlos

Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação-UNICAMP. Professora Adjunto da UFSCar-Sorocaba – Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE)  –

PPGEd- (Programa de Pós Graduação em Educação- UFSCar Sorocaba)

 Lider do Grupo de Pesquisa Educação Comunidade e Movimentos Sociais (GECOMS)

Área de atuação:

Processos educativos não escolares,

Educação e cultura popular,

participação da comunidade na escola

Educação, política e processos de subjetivação


Maria Carla Corrochano, Universidade Federal de São Carlos

Licenciada en Ciencias Sociais, Mestre e Doutora em Educação-USP

 Professora Adjunto da UFSCar-Sorocaba – Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE)  –

PPGEd- (Programa de Pós Graduação em Educação- UFSCar Sorocaba)

 Membro do Grupo de Pesquisa Educação Comunidade e Movimentos Sociais (GECOMS)

Área de atuação:

processos de socialização nas sociedades contemporâneas, juventude e processos de escolarização, educação e trabalho na experiência juvenil, políticas públicas para a juventude. 

Kelen Christina Leite, Universidade Federal de São Carlos

Licenciada en Ciencias Sociais, Mestre e Doutora em Sociologia-UFSCAR. Professora Adjunto da UFSCar-Sorocaba – Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE)  –

PPGEd- (Programa de Pós Graduação em Educação- UFSCar Sorocaba)

 Membro do Grupo de Pesquisa Educação Comunidade e Movimentos Sociais (GECOMS)

Área de atuação:

trabalho, estado, educação, neoliberalismo, formas alternativas de atividade econômica, cooperativismo e economia solidária.

Téléchargements

Publiée

2015-11-17

Comment citer

FERREIRA, Dulcinéia de Fátima; CORROCHANO, Maria Carla; LEITE, Kelen Christina. Gestão escolar e conselho de escola, que relação é esta? Um estudo em busca de novas formas de cooperação entre escola-comunidade na Região de Sorocaba – SP. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 38, p. 173–188, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n38.5876. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/5876. Acesso em: 3 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos