n. 38: Papel formativo da Filosofia

					Visualizar n. 38: Papel formativo da Filosofia
(set./dez. 2015)
Publicado: 18.04.2016

Editorial

  • Papel formativo da Filosofia

    Carlos Bauer, Antonio Joaquim Severino
    11-14
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n38.6128

Dossiê Temático - Papel Formativo da Filosofia

  • A apropriação de uma fé filosófica como intenção formativa de Karl Jaspers

    Ferdinand Röhr
    17-29
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n38.6026
  • Formação de professores de filosofia: proposições para o debate

    Junot Cornélio Matos
    31-41
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n38.6015
  • A filosofia para (re)significar ou não a existência

    Jorge Alves de Oliveira, Marcos Antônio Lorieri
    43-57
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n38.6025
  • Criticidade e educação filosófica: a formação humana pelo diálogo e problematização

    Darcísio Natal Muraro
    59-73
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n38.6032
  • A contribuição da produção acadêmica sobre o ensino de filosofia no ensino médio e o caráter formador indispensável desse componente curricular

    Branca Jurema Ponce, Francisco Valmir Soares Mineiro
    75-92
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n38.6006

Artigos

  • Contribuciones para una ontoepistemología de la vivencia en educación

    Maria Veronica Lopez Romorini, Claudia Liliana Perlo
    95-114
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n38.5989
  • Ensino fundamental de nove anos: discurso de diretoras, professoras e coordenadoras pedagógicas

    Esméria Lourdes Saveli, Maria Odete Vieira Tenreiro
    115-128
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n38.3660
  • Revalidação de diplomas de cursos de graduação: uma análise da política em construção

    Jullie Cristhie Conceição, Giselle Cristina Martins Real
    129-144
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n38.3669
  • Educação Integral, formação de educadores e universidade: desafios e possibilidades

    Orlandil Lima Moreira, Alexandre Magno Tavares Silva, Maria Margareth Lima
    145-160
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n38.3673
  • Arqueologia da memória: reflexões a partir de Christoph Türcke

    José Luis Vieira de Almeida, Marcela Lopes Gomes
    161-171
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n38.5402
  • Gestão escolar e conselho de escola, que relação é esta? Um estudo em busca de novas formas de cooperação entre escola-comunidade na Região de Sorocaba – SP

    Dulcinéia de Fátima Ferreira, Maria Carla Corrochano, Kelen Christina Leite
    173-188
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n38.5876
  • A filosofia como uma das fontes do pensamento complexo de Edgar Morin: a importância da dialógica cultural

    Cleide Rita Silvério de Almeida
    189-200
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n38.6108

Resenhas

  • Educação de jovens e adultos: sujeitos, saberes e práticas, de José Rubens Lima Jardilino e Regina Magna Bonifácio de Araújo

    Celso do Prado Ferraz de Carvalho
    203-206
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n38.5870
  • Política, Gestão e Financiamento da Educação, de Juliano Mota Parente e Cláudia da Mota Darós Parente

    Silvana Fernandes Lopes
    207-221
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n38.6104
  • Juventude na Amazônia: experiências e instituições formadoras, de Maria da Graça Jacintho Setton

    Antônio Joaquim Severino
    222-223
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n38.6141

Revista Completa

  • Eccos n.38

    1-232
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n38.6462