Ensino fundamental de nove anos: discurso de diretoras, professoras e coordenadoras pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n38.3660Palavras-chave:
política educacional, ensino fundamental de 9 anos, saberes e práticas.Resumo
O presente artigo discute a política educacional do ensino fundamental de nove anos através do discurso de coordenadoras pedagógicas, professoras e diretoras que atuam em escolas públicas da rede municipal de ensino, de um município localizado no interior do Estado do Paraná. O instrumento para coleta das informações foi entrevistas semi estruturadas. O procedimento para o tratamento dos dados empíricos foi inspirado na metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. Os discursos dos sujeitos evidenciaram que a garantia de todas as crianças terem acesso à educação obrigatória é, um avanço para nossa sociedade. No entanto, a implementação da política está a exigir dos sistemas de ensino uma estrutura física com espaços e tempos adequados para o encaminhamento do processo pedagógico que atenda as singularidades da criança do primeiro ano do ensino fundamental de 9 anos.Downloads
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Publicado
17.11.2015
Como Citar
SAVELI, Esméria Lourdes; TENREIRO, Maria Odete Vieira. Ensino fundamental de nove anos: discurso de diretoras, professoras e coordenadoras pedagógicas. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 38, p. 115–128, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n38.3660. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3660. Acesso em: 29 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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