Ensino fundamental de nove anos: discurso de diretoras, professoras e coordenadoras pedagógicas

Autores

  • Esméria Lourdes Saveli Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Maria Odete Vieira Tenreiro Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n38.3660

Palavras-chave:

política educacional, ensino fundamental de 9 anos, saberes e práticas.

Resumo

O presente artigo discute a política educacional do ensino fundamental de nove anos através do discurso de coordenadoras pedagógicas, professoras e diretoras que atuam em escolas públicas da rede municipal de ensino, de um município localizado no interior do Estado do Paraná. O instrumento para coleta das informações foi entrevistas semi estruturadas. O procedimento para o tratamento dos dados empíricos foi inspirado na metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. Os discursos dos sujeitos evidenciaram que a garantia de todas as crianças terem acesso à educação obrigatória é, um avanço para nossa sociedade. No entanto, a implementação da política está a exigir dos sistemas de ensino uma estrutura física com espaços e tempos adequados para o encaminhamento do processo pedagógico que atenda as singularidades da criança do primeiro ano do ensino fundamental de 9 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Esméria Lourdes Saveli, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Possui graduação em Pedagogia Habilitação em Orientação Educacional e Supervisão Escolar (1977) e graduação em Letras(1991) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestrado em Educação (1996) e doutorado em Educação(2001) pela Universidade Estadual de Campinas .Professora Associado da UEPG, atua na licenciatura em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação(UEPG), na linha de pesquisa: História e Política Educacionais. Atualmente, desenvolve e orienta pesquisas sobre políticas educacionais e sua materialidade nas práticas cotidianas no Grupo de Estudos e Pesquisas de Educação Básica (GEPEB). Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade estadual de Ponta Grossa Gestão 2010-2012. No ano de 1998 realizou estágio na Association Française pour la Lecture (AFL/PARIS) com o pesquisador da área da leitura Jean Foucambert e em escolas maternais e primárias da periferia de Paris/França . Foi Secretária de Educação no Município de Ponta Grossa na Gestão (2001-2004) período em que reorganizou a estrutura escolar em Ciclos de Aprendizagem , o Ensino Fundamental de nove anos e os Centros Municipais de Educação Infantil. Coordenou o Programa de Mestrado em Educação da UEPG no período de 2006 e 2007. Tem ampla experiência na área de Educação Básica atuando principalmente com a formação de professores, organização da escola, metodologia, alfabetização, leitura e políticas educacionais.

Maria Odete Vieira Tenreiro, Universidade Estadual de Ponta Grossa

professora do Departamento de Educação da UEPG; coordenadora Institucional do Programa Institucionalde Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UEPG, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas emEducação Básica (GEPEB) e do Colegiado de Pedagogia.

Downloads

Publicado

17.11.2015

Como Citar

SAVELI, Esméria Lourdes; TENREIRO, Maria Odete Vieira. Ensino fundamental de nove anos: discurso de diretoras, professoras e coordenadoras pedagógicas. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 38, p. 115–128, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n38.3660. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3660. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos