Revalidação de diplomas de cursos de graduação: uma análise da política em construção

Autores

  • Jullie Cristhie Conceição Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Giselle Cristina Martins Real Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n38.3669

Palavras-chave:

Política Educacional. Educação Superior. Avaliação de Política.

Resumo

Tem por objetivo analisar o processo de revalidação de títulos de educação superior, mais especificamente, busca-se apresentar algumas características do Projeto Piloto de Revalidação de Diploma de Médicos obtidos no exterior implementado pelo MEC/MS. Essa temática justifica-se pela importância que os governos atribuem à educação superior, especialmente no contexto dos blocos supranacionais, como o Processo de Bolonha e o MERCOSUL. Adotou-se como metodologia a abordagem qualitativa, tendo como estratégia a análise documental. A partir dos dados levantados, foi possível inferir que apesar das iniciativas governamentais para promover a revalidação de diplomas por meio de projetos e exames próprios, ainda permanecem embates e tensões no processo. As tensões presentes explicitam a falta de uma concepção de qualidade para a formação de médicos, especialmente no contexto dos países que compõem o MERCOSUL, uma vez que a maior parte dos inscritos é egressa de instituições desses países.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jullie Cristhie Conceição, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Possui Mestrando em Educação realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação, da Universidade Federal da Grande Dourados (2011-2013), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), (2007-2010). Atuou como Bolsista do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC),CNPq/UFGD nos seguintes períodos: (2008-2009), (2009-2010) e (2010-2011). Participa como pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Política e Avaliação da Educação Superior (PAES). Atuou como Professora Tutora, no Curso de Pedagogia, na Educação a Distância (EaD)/UFGD e a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Atua na função de Professora Pesquisadora II, como Professora Formadora e Conteudista na EaD/UFGD/UAB, e ainda, como Professora Universitária na Unifadra/Fundec. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente com os temas avaliação, educação superior e políticas educacionais.

Giselle Cristina Martins Real, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), graduação em Direito pelo Centro Universitário da Grande Dourados (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados, atuando na graduação e na pós-graduação stricto sensu. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente com os temas avaliação e educação superior.

Downloads

Publicado

17.11.2015

Como Citar

CONCEIÇÃO, Jullie Cristhie; REAL, Giselle Cristina Martins. Revalidação de diplomas de cursos de graduação: uma análise da política em construção. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 38, p. 129–144, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n38.3669. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3669. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos