Revalidação de diplomas de cursos de graduação: uma análise da política em construção
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n38.3669Palavras-chave:
Política Educacional. Educação Superior. Avaliação de Política.Resumo
Tem por objetivo analisar o processo de revalidação de títulos de educação superior, mais especificamente, busca-se apresentar algumas características do Projeto Piloto de Revalidação de Diploma de Médicos obtidos no exterior implementado pelo MEC/MS. Essa temática justifica-se pela importância que os governos atribuem à educação superior, especialmente no contexto dos blocos supranacionais, como o Processo de Bolonha e o MERCOSUL. Adotou-se como metodologia a abordagem qualitativa, tendo como estratégia a análise documental. A partir dos dados levantados, foi possível inferir que apesar das iniciativas governamentais para promover a revalidação de diplomas por meio de projetos e exames próprios, ainda permanecem embates e tensões no processo. As tensões presentes explicitam a falta de uma concepção de qualidade para a formação de médicos, especialmente no contexto dos países que compõem o MERCOSUL, uma vez que a maior parte dos inscritos é egressa de instituições desses países.Downloads
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Publicado
17.11.2015
Como Citar
CONCEIÇÃO, Jullie Cristhie; REAL, Giselle Cristina Martins. Revalidação de diplomas de cursos de graduação: uma análise da política em construção. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 38, p. 129–144, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n38.3669. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3669. Acesso em: 16 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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