A contribuição da produção acadêmica sobre o ensino de filosofia no ensino médio e o caráter formador indispensável desse componente curricular

Autores

  • Branca Jurema Ponce Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Francisco Valmir Soares Mineiro Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n38.6006

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia. Formação. Currículo do Ensino Médio. Produção Acadêmica.

Resumo

Concepções de educação em debate no cenário nacional em relação à Educação Básica apontam tendências diversas no que diz respeito ao oferecimento de conhecimentos esclarecedores sobre a natureza humana e acerca das relações sócio-político-culturais no currículo. A presença da reflexão com instrumentos de caráter filosófico no Ensino Médio pode contribuir para a formação do jovem nessa direção. Para tanto, são necessários conhecimentos sólidos sobre o tema ensino de Filosofia no Ensino Médio. O artigo apresenta um panorama da produção acadêmica sobre esse tema no período de 2004 a 2013 (Estado da Arte). A partir do levantamento da produção, foi possível evidenciar suas peculiaridades; identificar em que instituições e regiões do Brasil a construção de conhecimento sobre o tema ocorreu; apontar o comprometimento das áreas de Filosofia e de Educação com a produção, e, com isso, possibilitar o acesso a mais conhecimentos sobre o tema ensino de Filosofia no Ensino Médio.

 

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Biografia do Autor

Branca Jurema Ponce, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975). Fez Mestrado (1989) e Doutorado (1997) em Educação (Currículo) pela mesma Universidade, onde é, desde 2004, professora Titular. Foi vice-reitora na gestão 2000-2004. É, atualmente, Coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo e docente-pesquisadora no mesmo Programa na Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares. Membro da Comissão Editorial da Revista e-Curriculum (Qualis A2) e membro da Rede Freireana de Pesquisadores (www.redefreireana.com.br) Temas recorrentes: políticas públicas de currículo, formação de educadores, aula: espaço-tempo mediador de diferentes interesses; tempo e educação escolar; currículo; políticas educacionais e prática pedagógica; ética, vida social e educação; educação em valores no currículo escolar.

Francisco Valmir Soares Mineiro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui especialização em Ensino da Filosofia, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Bacharel Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor efetivo de Filosofia na Rede Estadual de Educação do Estado de São Paulo.

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Publicado

17.11.2015

Como Citar

PONCE, Branca Jurema; MINEIRO, Francisco Valmir Soares. A contribuição da produção acadêmica sobre o ensino de filosofia no ensino médio e o caráter formador indispensável desse componente curricular. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 38, p. 75–92, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n38.6006. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6006. Acesso em: 28 nov. 2023.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Papel Formativo da Filosofia