A contribuição da produção acadêmica sobre o ensino de filosofia no ensino médio e o caráter formador indispensável desse componente curricular
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n38.6006Palavras-chave:
Ensino de Filosofia. Formação. Currículo do Ensino Médio. Produção Acadêmica.Resumo
Concepções de educação em debate no cenário nacional em relação à Educação Básica apontam tendências diversas no que diz respeito ao oferecimento de conhecimentos esclarecedores sobre a natureza humana e acerca das relações sócio-político-culturais no currículo. A presença da reflexão com instrumentos de caráter filosófico no Ensino Médio pode contribuir para a formação do jovem nessa direção. Para tanto, são necessários conhecimentos sólidos sobre o tema ensino de Filosofia no Ensino Médio. O artigo apresenta um panorama da produção acadêmica sobre esse tema no período de 2004 a 2013 (Estado da Arte). A partir do levantamento da produção, foi possível evidenciar suas peculiaridades; identificar em que instituições e regiões do Brasil a construção de conhecimento sobre o tema ocorreu; apontar o comprometimento das áreas de Filosofia e de Educação com a produção, e, com isso, possibilitar o acesso a mais conhecimentos sobre o tema ensino de Filosofia no Ensino Médio.
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