Cartografias e a formação de professores: o papel filosófico-pedagógico dos professores de Filosofia

Auteurs

  • Flávio Carvalho Universidade Federal de Campina Grande

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n39.6182

Mots-clés :

Ensino de Filosofia, formação de professores, cartografia.

Résumé

Este texto resulta de uma investigação em desenvolvimento acerca do professor de Filosofia no Ensino Médio, abordando sua formação e sua atuação na educação de jovens estudantes. Aqui apresentamos um diagnóstico construído na primeira fase da investigação, no qual indicamos os principais problemas vinculados ao ensino de Filosofia e ao seu ator pedagógico, o professor. Na segunda fase da investigação, ainda em construção, sob a orientação da metodologia da cartografia, passaremos à investigação de como as relações entre este ator e os outros atores pedagógicos se constroem, como e quais discursos e dispositivos são elaborados e, por fim, como podemos pensar e executar intervenções alternativas que estimulem a educação filosófica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Flávio Carvalho, Universidade Federal de Campina Grande

Professor do Curso de Filosofia da Universidade Federal de Campina Grande; Coordenador de área do PIBID de Filosofia da UFCG; Coordenador do Grupo de Pesquisa Educação e Ensino de Filosofia UFCG/CNPq.

Téléchargements

Publiée

2016-01-21

Comment citer

CARVALHO, Flávio. Cartografias e a formação de professores: o papel filosófico-pedagógico dos professores de Filosofia. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 39, p. 29–39, 2016. DOI: 10.5585/eccos.n39.6182. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6182. Acesso em: 26 sept. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático: Filosofia e formação humana na educação básica