A conciliação entre a formação esportiva e a escolar: uma jogada perfeita

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n59.20667

Mots-clés :

categorias de base, formação escolar, formação esportiva, futebol

Résumé

No Brasil e no mundo, muitos meninos e meninas desejam tornar-se jogadores de futebol profissional. Todavia, o percurso para a realização deste intento é permeado por renúncias e sacrifícios. Em muitos casos, esses jovens se dedicam quase que exclusivamente à formação esportiva e, nesse processo, boa parte acaba descuidando da formação escolar. Entretanto, é de conhecimento público que poucos jogadores chegarão à categoria profissional e menos ainda os que conseguirão independência financeira e ascensão social. O objeto deste estudo caracterizou-se por entender como, atualmente, os jovens jogadores de futebol da categoria de base Sub 17 do Futebol Clube do Porto e os pais desses esportistas operam com a situação de gerir a conciliação da formação esportiva com a escolar, sem que haja prejuízo ao desenvolvimento de alguma delas. Desenvolveu-se uma linha metodológica que se enquadrou em uma pesquisa de base qualitativa. Em relação ao instrumento de pesquisa, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e para análise dos dados utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Considerou-se que as hipóteses deste estudo não se confirmaram, pois os jogadores expuseram que, apesar das dificuldades encontradas, é muito importante conciliar a formação esportiva com a escolar, demonstrando bom discernimento sobre a possibilidade de ocorrer fracasso ou sucesso na trajetória futebolística e na perspectiva de realização de outras carreiras. Já os pais valorizam a formação escolar e se mostram presentes e participativos, apoiando, acompanhando e cobrando o desempenho dos filhos na escola, com vistas à continuidade dos estudos no ensino superior.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Hergos Ritor Froes de Couto, Universidade Nove de Julho. Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. Santarém.

Doutor em Educação pela Universidade Nove de Julho.

Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Oeste do Pará – Campus Rondon.

Références

BALZANO, Otávio Nogueira. Projeto esporte social: uma possibilidade de inclusão dos alunos negros, atletas e oriundos de classes populares na escola privada, através do futebol. Dissertação de Mestrado. Centro Universitário La Salle – UNILASALLE. Porto Alegre, 2008.

BRUNORO, José Carlos; AFIF, Antônio. Futebol 100% profissional. São Paulo: Gente, 1997.

CARVALHO, José Maria. Contributo para a formação profissional de jogadores de futebol: estudo em clubes da Associação de Futebol do Porto da primeira e segunda Ligas de Futebol Profissional. Porto: Dissertação de mestrado apresentada a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, 2002.

COELHO, Olímpio. O Espírito Desportivo e a Formação do Praticante. Revista Horizonte, v. VI, n. 36, p. 187-190, mar.-abr. 1990.

COUTO, Hergos Ritor Froes de. Esporte do oprimido: utopia e desencanto na formação do atleta de futebol. Brasília: Liber livro, 2014.

DAMO, Arlei Sander. Do dom a profissão: uma etnografia do futebol de espetáculo a partir da formação de jogadores no Brasil e na França. 2005. 434f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

DI PIERRO, Carla. Diálogos sobre Psicologia do Esporte: Psicologia do Esporte, práticas integrativas e complementares. Do que estamos falando? In: CICLO ESTADUAL DE DEBATES DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA, 2015. São Paulo: CRP-SP, 2015. Mesa-redonda. Disponível em: http://www.crpsp.org.br/portal/comunicacao/2015_04_27-PSIESPORTE/2015_04_27-PSI-ESPORTE.html. Acesso em 27 de abril de 2015.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da Língua Portuguesa. 2. ed., 36 imp. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

LEFÈVRE, Fernando; LEFÈVRE, Ana Maria Cavalcanti; TEIXEIRA, Jorge Juarez Vieira. O discurso do sujeito coletivo: uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: EDUCS, 2000.

LEFÈVRE, Fernando. Discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: EDUCS, 2003.

LIMA, Teotónio. A Formação Desportiva dos Jovens. Revista Horizonte, v. V, n. 25, p. 21-26, maio-jun. 1988.

MACEDO, Ronaldo Contó de. Para além das quatro linhas – as relações entre o futebol e o cotidiano escolar na construção da cidadania. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, 2006.

MARQUES, Mauricio Pimenta; SAMULSKI, Dietmar Martin. Análise da carreira esportiva de jovens atletas de futebol na transição da fase amadora para a fase profissional: escolaridade, iniciação, contexto sócio-familiar e planejamento da carreira. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 23, n. 2, p.103-19, abr./jun. 2009.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

PACHECO, Rui. O ensino do futebol de 7: um jogo de iniciação ao futebol de 11. Porto: Grafiasa, 2001.

PICANÇO, Ana Luísa Bibe. A relação entre escola e família  as suas implicações no processo de ensinoaprendizagem. Dissertação de mestrado - Escola Superior de Educação João de Deus. Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica, Lisboa, 2012.

REGO, Teresa Cristina. Memórias de escola: cultura escolar e constituição de singularidades. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

SEVERINO, Antônio Joaquim. A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. Educação e Pesquisa, v. 32, n.3, p. 619-634, set./dez. 2006.

Téléchargements

Publiée

2021-12-20

Comment citer

RITOR FROES DE COUTO, Hergos. A conciliação entre a formação esportiva e a escolar: uma jogada perfeita. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 59, p. e20667, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n59.20667. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/20667. Acesso em: 19 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos