Indicadores do contexto brasileiro na materialização do convênio na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n54.10581

Palavras-chave:

Instituições conveniadas, Educação infantil, Formação de professores, Trabalho docente.

Resumo

No contexto das políticas educacionais, o artigo focaliza a política de convênio como estratégia de avançar nos indicadores de atendimento na Educação Infantil (EI). No bojo das problematizações sobre os processos de privatização na educação, objetiva mapear as Instituições Conveniadas de Educação Infantil (ICEI) do Brasil e, recortando o contexto de um estado, explorar os indicadores sobre o perfil dos docentes. Utiliza referencial teórico-metodológico bakhtiniano para tematizar a responsabilidade do estado na garantida do direito a educação, as estratégias pelo convênio na oferta da EI e as condições presentes no trabalho docente em ICEIs. Adota metodologia qualitativa exploratória, selecionando, como bancos de dados, informações disponibilizadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pela plataforma CultivEduca. Conclui indicando desafios na oferta de EI, implicados com avanços das relações entre o setor público e o privado, impactando o trabalho docente, especialmente, nas ICEIs.

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Biografia do Autor

Kallyne Kafuri Alves, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Integrante do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores” (GRUFAE). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior.

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores” (GRUFAE) e Tutora do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes: Projeto Educação.

Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Brasil(2006)

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Publicado

09.10.2020

Como Citar

ALVES, Kallyne Kafuri; CÔCO, Valdete. Indicadores do contexto brasileiro na materialização do convênio na educação infantil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 54, p. e10581, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n54.10581. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/10581. Acesso em: 13 nov. 2024.