Americanismo, O novo marco de Ciência, Tecnologia e Inovação: sequestro do fundo público pelo capital financeiro

Autores

  • João dos Reis Silva Júnior Universidade Federal de São Carlos
  • Fabíola Bouth Grello Kato Universidade Federal do Pará
  • José Augusto Ewerton Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10757

Palavras-chave:

Financiamento em pesquisa. Mercantilização da ciência. Políticas públicas.

Resumo

Este artigo propõe-se a realizar uma análise sobre o contexto da financeirização da ciência produzida no Brasil potencializada pelo novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei nº 13.243/2016). Com a ambiciosa expectativa da desburocratização das atividades de inovação e pesquisa no país, as novas regras legais promovem a aproximação das instituições e centros científicos no intento de impulsionar o investimento em pesquisa. Entretanto, com a ciência globalizada e mercantilizada, o fundo público nacional é sequestrado a fim de manter a hegemonia do capital financeiro. Para tanto, nossas análises se concentram no entendimento das leis regulatórias referentes à CT&I e na reflexão sobre a mercantilização do conhecimento produzido para abastecer a economia mundial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João dos Reis Silva Júnior, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP - Brasil

Fabíola Bouth Grello Kato, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Professora adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA)

José Augusto Ewerton, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

27.12.2018

Como Citar

JÚNIOR, João dos Reis Silva; KATO, Fabíola Bouth Grello; EWERTON, José Augusto. Americanismo, O novo marco de Ciência, Tecnologia e Inovação: sequestro do fundo público pelo capital financeiro. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 47, p. 171–193, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n47.10757. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/10757. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 47 - Economia política e educação