Apontamentos para uma pedagogia do desamparar-se: ética, estética e alteridade como princípios de liberdade
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n71.25701Palavras-chave:
estética, ética, educação, Liberdade, desamparoResumo
Este trabalho busca refletir sobre a conexão ético-política entre o projeto de educação estética de Schiller e a condição humana de desamparo, vista como elemento central na constituição da subjetividade. O objetivo é relacionar sua concepção de sensibilidade com uma pedagogia voltada para a liberdade, destacando o reconhecimento da estranheza nostálgica como base para a formação do Eu em comunhão. Na primeira parte, aborda-se a inclusão do outro em uma dimensão relacional, que define o arranjo político em sua articulação com a ética, considerando-a como condição de acesso à sensibilidade e como parte de uma noção de liberdade que envolve a elaboração do sujeito sobre si mesmo. A segunda parte explora a convivência sensível como fundamento para pensar o caráter formativo da estética, entendendo a sensibilidade como uma demanda educacional libertária que é sustentada pelo desamparo como possibilidade concreta de alteridade – realizada no reconhecimento das diferenças. O intuito é abrir espaço para um processo formativo que valorize a convivência e se desenvolva em busca de um modo de vida em comunhão.
Downloads
Referências
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagem parecida ou imagem que quer parecer. In: DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. Tradução de Vanessa Brito e João Pedro Cachopo. Lisboa, PT: KKYM, 2012. p. 191-229
FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização (1930). In: FREUD, S. Obras completas, volume 18: o mal-estar na civilização, novas conferências introdutórias à psicanálise e outros textos (1930-1936). Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo, SP: Companhia das Letras, v. 18, 2010. p. 13-122.
FREUD, Sigmund. O inquietante (1919). In: FREUD, S. Obras completas, volume 14: história de neurose infantil (“o homem dos lobos”), além do princípio do prazer e outros textos (1917-1919). Tradução de Paulo César de Souza. 1. ed. São Paulo, SP: Companhia das Letras, v. 14, 2010. p. 329-376.
FREUD, Sigmund. Gesammelte Werke. Braunschweig, AL: Ideenbrücke Verlag, 2016.
GALLO, Sílvio. Educação, criação e pluralidade de mundos: as múltiplas dimensões do aprender. In: TREVISAN, Amarildo Luiz; ROSSATTO, Noeli Dutra. Filosofia e educação: interatividade, singularidade e mundo comum. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013. p. 181-196
GODINHO, Ana. No meio das imagens. In: FURTADO, Rita Márcia Magalhães (Org.). Pensar o ver: perspectivas estéticas e possibilidades formadoras. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2021. p. 21-32
INGOLD, Tim. Antropologia e/como educação. Tradução de Vitor Emanuel Santos Lima e Lconardo Rangel dos Reis. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.
JOSSO, Marie-Christine. A formação como procura de uma arte de viver em ligação e partilha. In: Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Porto: Educa, 2011. p. 65-82
KASTRUP, Virgínia. Experiência Estética para uma Aprendizagem Inventiva: notas sobre a acessibilidade de pessoas cegas a museus. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, RS, v. 13, n. 2, p. 38-45, jul./dez. 2010.
LOPES, Silvina Rodrigues. Do ensino como ofício inquieto. In: Silvina Rodrigues. O nascer do mundo nas suas passagens.. Lisboa, PT: Edições do Saguão, 2021. p. 117-146
MONDZAIN, Marie-José. Confiscação das palavras, das imagens e do tempo [por uma outra radicalidade]. Tradução de Pedro Corgozinho. Belo Horizonte, MG: Relicário, 2020.
SANTOS, Leonel Ribeiro (Coord.). Educação estética, a dimensão esquecida. In: SANTOS, Leonel Ribeiro. Educação estética e utopia política. Lisboa, PT: Edições Colibri, 1996. p. 203-220
SANTOS, Natália De Toni Guimarães; FORTES, Isabel. Desamparo e alteridade: o sujeito e a dupla face do outro. Psicologia USP, São Paulo, v. 22, n. 4, p. 747-769, dez. 2011.
SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem. Tradução de Roberto Schwarz e Márcio Suzuki. 4. ed. São Paulo: Iluminuras, 2002.
SOUZA, Mauricio Rodrigues; BIRMAN, Joel. Ética e estética da alteridade em Horkheimer, Adorno e Freud: comentários a partir de “elementos do anti-semitismo” e “o inquietante”. Psicologia & Sociedade, Recife, 26, n. 2, p. 251-260, ago. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Guilherme Lucian
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 55
- pdf 41