Porquê Paulo Freire e Amílcar Cabral?

Autores

  • Luiza Cortesão Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n25.3218

Palavras-chave:

Educação e política, tomada de decisão, conscientização

Resumo

No presente texto salienta-se a proximidade teórica, ideológica e de formas de acção que se podem identificar em Paulo Freire e Amílcar Cabral. Discute-se em seguida como será possível entender que, no quadro de uma tão grande proximidade, Freire e Cabral tenham tomado posições bem diferentes relativamente ao problema da escolha do português como língua oficial e de aprendizagem. Uma reflexão sobre esta divergência permite, em seguida, explorar a questão da complexidade de factores em jogo, que sempre existe, nas situações de tomadas de decisão.

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Biografia do Autor

Luiza Cortesão, Universidade do Porto

Professora Emérita da Universidade do Porto;Presidente da Direcção do Instituto Paulo Freire de Portugal;Coordenadora do Centro de Recursos Paulo Freire da UP Investigadora do CIIE da FPCEUP

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Publicado

06.03.2012

Como Citar

CORTESÃO, Luiza. Porquê Paulo Freire e Amílcar Cabral?. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 25, p. 95–108, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n25.3218. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3218. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático - Paulo Freire e a Educação de Adultos