O significado da escola nas sociedades do século XXI (o exemplo da escola francesa)

Autores

  • Jean Biarnès Université de Paris 13 [França]
  • Désiré N' Guessan UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v6i2.384

Palavras-chave:

Relações homem/ecossistema. Revolução científica. Significado da escola. Sociedades humanas do século XXI. Transformação cultural.

Resumo

Atualmente todas as sociedades humanas vivem diversas situações de ‘revolução’. As descobertas científicas do fim do século XIX e, sobretudo, aquelas do século XX mudaram radicalmente as relações do homem com o ecossistema físico-natural, no qual nasce, desenvolve-se, produz e morre. As bases ‘culturais’1 de todas as sociedades são fortemente abaladas. Perguntar para que pode servir ‘a escola’ nessas novas relações homem/ambiente, relações apenas identificadas, compreendidas, e em perpétua evolução, torna-se ‘a questão’ incontornável das sociedades pós-industriais e, mais além, de todas as sociedades, independentemente de seus modos de desenvolvimento. Tomando o exemplo do sistema francês, tentamos abrir os eixos de construção de respostas para essa questão.

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Biografia do Autor

Jean Biarnès, Université de Paris 13 [França]

Professor no Departamento de Ciências da Educação – Université de Paris 13 [França]

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Publicado

10.01.2008

Como Citar

BIARNÈS, Jean; N’ GUESSAN, Désiré. O significado da escola nas sociedades do século XXI (o exemplo da escola francesa). EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 107–128, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v6i2.384. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/384. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos & Ensaios