Evasão escolar na 1ª série do ensino médio: o caso de Joaçaba, Santa Catarina

Autores

  • Douglas Branco de Camargo Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Mônica Piccione Gomes Rios Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n46.4287

Palavras-chave:

Ensino Médio. Evasão Escolar. Juventude.

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa que investiga ações políticas e pedagógicas relacionadas à evasão escolar na 1ª série do Ensino Médio, no município de Joaçaba, Santa Catarina, envolvendo coleta de dados na GERED1. De abordagem quali-quantitativa, problematiza como a evasão escolar é enfrentada, considerando, na análise dos dados, a existência da dinâmica entre realidade objetiva e sujeito subjetivo. Os resultados apontam para um cenário que necessita de políticas públicas de mudanças estruturais e que se fundamentem em novos olhares e ações sobre a realidade escolar, particularmente quanto à formação docente, juventude contemporânea e infraestrutura escolar, vistos como elementos fundamentais para o desenvolvimento da educação com qualidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Branco de Camargo, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduado em Pedagogia - UNOESC; Mestre em Educação - UNOESC; Doutorando em Educação: Ensino e Formação de Educadores - UFSC.

Mônica Piccione Gomes Rios, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente do Programa de Mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil(2004)Professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas , Brasil

Downloads

Publicado

31.08.2018

Como Citar

CAMARGO, Douglas Branco de; RIOS, Mônica Piccione Gomes. Evasão escolar na 1ª série do ensino médio: o caso de Joaçaba, Santa Catarina. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 46, p. 33–51, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n46.4287. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4287. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos