Pensar a África em sala de aula: ensino, conhecimento logopático e africanidades no filme Beasts of no nation
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8369Palavras-chave:
Educação das Relações Étnico-Raciais. Africanidades. educação e cinema. Beasts of no nation. conhecimento logopáticoResumo
O texto apresenta análise do filme Beasts of no nation, segundo preocupação de gerar sua apropriação pedagógica para desenvolvimento de prática educativa voltada para a Educação das Relações Étnico-Raciais, mais especificamente o Ensino de História e Culturas Africanas. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, natureza aplicada e que conciliou descrição e explicação, valendo-se para isso de investigações bibliográficas e documentais. A interpretação promovida indica que Beasts of no nation é interessante para refletir sobre conceitos como etnia, nação, fronteiras, Estado e, a partir deles, para compreensão da realidade dos países africanos. Desta feita, a apropriação pedagógica dessa obra fílmica é pertinente para a elaboração de propostas pedagógicas com base no pensamento decolonial e a interculturalidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
21.03.2018
Como Citar
NETO, Humberto Perinelli; BALDACIN JUNIOR, Alexandre Cristiano. Pensar a África em sala de aula: ensino, conhecimento logopático e africanidades no filme Beasts of no nation. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 45, p. 79–100, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n45.8369. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8369. Acesso em: 5 fev. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático: Pensamento decolonial e interculturalidade na América Latina - desafios para a educação
Visualizações
- Resumo 517
- PDF 304