n. 45: Pensamento decolonial e interculturalidade na América Latina - desafios para a educação

(jan./abr. 2018) 
Publicado: 16.05.2018

Editorial

  • Pensamento decolonial e interculturalidade na América Latina: desafios para a educação

    Eduardo Santos, Manuel Tavares, Ana Maria Netto Machado, António Joaquim Severino
    11-18
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8574

Dossiê Temático: Pensamento decolonial e interculturalidade na América Latina - desafios para a educação

  • A interculturalidade como estratégiade aproximação entre pesquisadores brasileiros e hispano-americanos na perspectiva da descolonização

    João Alberto Steffen Munsberg, Gilberto Ferreira da Silva
    21-40
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8298
  • A construção de pedagogias decoloniais nos currículos das escolas indígenas

    José Licínio Backes
    41-58
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8290
  • Colonialidad y descolonización en la educación latinoamericana: el caso de las licenciaturas interculturales indígenas con el Pueblo Kaingang

    Jorge Alejandro Santos, Leonel Piovezana, Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi
    59-78
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8281
  • Pensar a África em sala de aula: ensino, conhecimento logopático e africanidades no filme Beasts of no nation

    Humberto Perinelli Neto, Alexandre Cristiano Baldacin Junior
    79-100
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8369
  • Do desprezo à valorização do “portunhol”: testemunho de uma perturbadora experiência de descolonização subjetiva

    Ana Maria Netto Machado
    101-116
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8310
  • A educação infantil e as práticas pedagógicas descolonizadoras: possibilidades interculturais

    Tarcia Regina da Silva, Adelaide Alves Dias
    117-136
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8314
  • O jogo capoeira : uma pedagogia decolonial?

    Albert Alan de Sousa Cordeiro, Sônia Maria da Silva Araújo
    137-154
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8401

Artigos

  • Crenças de eficácia de gestores escolares e as metas do IDESP

    Daniela Couto Guerreiro Casanova, Miguel Henrique Russo
    157-175
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n45.5858
  • A atividade experimental como estrutura para o ensino de Ciências no CECINE nos anos de 1960 e 1970.

    Kênio Erithon Cavalcante Lima, Francimar Martins Teixeira
    177-190
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7300
  • A interseccionalidade nas políticas de ações afirmativas como medida de democratização da educação superior

    Daniela Auad, Ana Luisa Alves Cordeiro
    191-207
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7959
  • Crise ambiental, consumo e artefatos culturais: provocações ao tempo contemporâneo

    Paula Corrêa Henning, Virginia Tavares Vieira, Clarissa Corrêa Henning
    209-220
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7412
  • Reflexões sobre o PROCAMPO – Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo

    Ramofly Bicalho
    221-236
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7783
  • O ensino médio no Brasil: universalização do acesso e condições de trabalho

    Gilvan Luiz Machado Costa
    237-253
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7795
  • Concepções de professores sobre Educação Inclusiva no ensino superior privado

    Mauricio Resende Rodovalho, Geraldo Eustáquio Moreira, Djiby Mané
    255-272
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7640
  • A Política de Institucionalização de Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil

    Tânia Barbosa Martins
    273-289
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7887
  • A pós-graduação no Brasil: a expansão de doutores no novo Plano Nacional de Educação

    Luciana Rodrigues Ferreira, Vera Lucia Jacob Chaves
    291-312
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7934
  • Trabalho e formação política dos professores da educação básica

    Itacir Carlos Valmorbida, Maurício Roberto da Silva
    313-328
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7468

Resenhas

  • A construção da Pedagogia Socialista, de Nadezhda Konstantinovna Krupskaya

    SEBASTIÃO CARLOS PEREIRA FILHO
    331-335
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7840
  • Ensino-aprendizagem da Língua Inglesa como Língua Estrangeira: refletir para transformar, de Magali Rosa de Sant’Anna

    Glauco Corrêa da Cruz Bacic Fratric
    336-339
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n45.5433

Revista Completa

  • Eccos n.45

    1-348
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8684