Crise ambiental, consumo e artefatos culturais: provocações ao tempo contemporâneo

Autores

  • Paula Corrêa Henning Universidade Federal do Rio Grande
  • Virginia Tavares Vieira Universidade Federal de Pelotas
  • Clarissa Corrêa Henning Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7412

Palavras-chave:

Crise ambiental. Consumo. Discurso. Subjetivação.

Resumo

O presente artigo trata de uma pesquisa que tem como escopo articular o campo da Educação Ambiental e os estudos da mídia. Ao estudar alguns de seus discursos entende-se que a mídia coloca em operação uma relação de poder ao fabricar verdades, produzir sentidos e constituir sujeitos. Destacamos o forte apelo midiático na constituição de um sujeito contemporâneo preocupado com a vida humana no planeta Terra. Diante do cenário contemporâneo, problematizamos especificamente o campo da Educação Ambiental e discutimos fragmentos de discursos midiáticos que engendram o sujeito ecológico. Para este texto tratamos dois discursos profundamente divergentes – o da crise ambiental e o da incitação permanente ao consumo. Além disso, colocamos em suspenso os discursos apocalípticos de fim do mundo devido ao mau uso dos recursos naturais. Como conclusão, provoca-se o leitor a pensar atravessamentos de tais ditos em nossas vidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora Associada do Instituto de Educação, do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Líder do Grupo de Estudos Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia (GEECAF). Endereço: Rua Hércio Nascimento, 215. Cassino. Rio Grande/RS Cep: 96205-285. Bolsista Produtividade 2 CNPq e Bolsista Estágio Sênior CAPES 2016.

Virginia Tavares Vieira, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel e licenciada em Música pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel; Mestre e Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Atualmente é professora do Curso de Licenciatura em Música da UFPel e pesquisadora do Grupo de Estudos Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia (GEECAF). Pelotas/Rs. 

Clarissa Corrêa Henning, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Feevale – Novo Hamburgo/RS; Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bolsista CAPES. 

Downloads

Publicado

08.01.2018

Como Citar

HENNING, Paula Corrêa; VIEIRA, Virginia Tavares; HENNING, Clarissa Corrêa. Crise ambiental, consumo e artefatos culturais: provocações ao tempo contemporâneo. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 45, p. 209–220, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n45.7412. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7412. Acesso em: 26 set. 2024.