A Política de Institucionalização de Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil

Autores

  • Tânia Barbosa Martins Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7887

Palavras-chave:

Educação a Distância. Polos de Apoio Presencial. Institucionalização de Polos. Expansão do Ensino Superior.

Resumo

O artigo trata da política de institucionalização de polos de apoio presencial do sistema Universidade Aberta do Brasil. Apresenta-se os significados administrativos, pedagógicos e organizacionais atribuídos à institucionalização dos polos com a finalidade de expansão e interiorização do ensino superior e uma discussão sobre o conceito de “institucionalização”, considerando as políticas públicas de Educação a Distância e o Sistema Universidade Aberta do Brasil. O percurso metodológico se fundamenta na pesquisa qualitativa, com discussão da literatura, complementada por entrevistas com coordenadores de polos. Conclui-se que há uma noção restritiva do conceito de Institucionalização, atrelada a aspectos pedagógicos, administrativos e organizacionais da modalidade de ensino a distância, que desconsidera ou menospreza, as próprias políticas públicas e educacionais. O consórcio que institui os polos, oriundos de uma concepção que flexibiliza uma organização, patrocina sua própria (des) institucionalização.                                                                                                                                                     

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Barbosa Martins, Universidade Metodista de Piracicaba

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba. Área: Trabalho Docente, Formação de Professores e Políticas Educacionais. Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar pela Universidade Federal de São Carlos, Brasil(2014)Professora da Universidade Metodista de Piracicaba , Brasil

Downloads

Publicado

08.01.2018

Como Citar

MARTINS, Tânia Barbosa. A Política de Institucionalização de Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 45, p. 273–289, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n45.7887. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7887. Acesso em: 26 set. 2024.