Pensar a África em sala de aula: ensino, conhecimento logopático e africanidades no filme Beasts of no nation

Autores

  • Humberto Perinelli Neto Unesp/IBILCE/São José do Rio Preto
  • Alexandre Cristiano Baldacin Junior Unesp/IBILCE/São José do Rio Preto

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8369

Palavras-chave:

Educação das Relações Étnico-Raciais. Africanidades. educação e cinema. Beasts of no nation. conhecimento logopático

Resumo

O texto apresenta análise do filme Beasts of no nation, segundo preocupação de gerar sua apropriação pedagógica para desenvolvimento de prática educativa voltada para a Educação das Relações Étnico-Raciais, mais especificamente o Ensino de História e Culturas Africanas. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, natureza aplicada e que conciliou descrição e explicação, valendo-se para isso de investigações bibliográficas e documentais. A interpretação promovida indica que Beasts of no nation é interessante para refletir sobre conceitos como etnia, nação, fronteiras, Estado e, a partir deles, para compreensão da realidade dos países africanos. Desta feita, a apropriação pedagógica dessa obra fílmica é pertinente para a elaboração de propostas pedagógicas com base no pensamento decolonial e a interculturalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Humberto Perinelli Neto, Unesp/IBILCE/São José do Rio Preto

Bacharel e licenciado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Por essa mesma instituição obteve o título de Mestre em História e Cultura Social e o de Doutor em História e Cultura Política.

Alexandre Cristiano Baldacin Junior, Unesp/IBILCE/São José do Rio Preto

UNESP/IBILCE/São José do Rio Preto

Downloads

Publicado

21.03.2018

Como Citar

NETO, Humberto Perinelli; BALDACIN JUNIOR, Alexandre Cristiano. Pensar a África em sala de aula: ensino, conhecimento logopático e africanidades no filme Beasts of no nation. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 45, p. 79–100, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n45.8369. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8369. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pensamento decolonial e interculturalidade na América Latina - desafios para a educação