Trabalho e formação política dos professores da educação básica

Autores

  • Itacir Carlos Valmorbida Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECO
  • Maurício Roberto da Silva Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECO

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7468

Palavras-chave:

Docência. Formação Política. Práxis.

Resumo

 O artigo tem como objetivo propor a reflexão sobre alguns elementos teórico-práticos que caracterizam a formação política dos professores da rede pública estadual do município de Chapecó (SC). O texto tem por referência pesquisa (dissertação) cujo elemento motivador foi o desafio da tripla militância: escola, sindicato e academia. Metodologicamente, utiliza-se o estudo de caso exploratório, visando problematizar os elementos teórico-metodológicos e teórico-empíricos que propiciam repensar a formação política dos professores enquanto intelectuais orgânicos. O texto é norteado por categorias do materialismo histórico-dialético e pelos conceitos de pedagogia crítica, intelectual orgânico, formação política, militância e resistência ativa. As conclusões provisórias e propositivas apontam para os desafios de uma formação política permanente dos professores de natureza crítico-superadora, centrada na consciência de classe e nas lutas coletivas e que tenha como cerne ontológico, epistemológico e político-pedagógico a unidade inseparável entre teoria e prática. 

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Itacir Carlos Valmorbida, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECO

Professor da rede pública estadual de Santa Catarina, integrante da base do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da rede pública de SC, mestre em educação (PPGE–Unochapecó).

Maurício Roberto da Silva, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECO

Professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina, Doutor em Ciências Sociais Aplicadas à Educação pela UNICAMP – São Paulo, Campinas, Brasil.

Downloads

Publicado

24.01.2018

Como Citar

VALMORBIDA, Itacir Carlos; DA SILVA, Maurício Roberto. Trabalho e formação política dos professores da educação básica. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 45, p. 313–328, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n45.7468. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7468. Acesso em: 18 abr. 2024.