A atividade experimental como estrutura para o ensino de Ciências no CECINE nos anos de 1960 e 1970.
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7300Palavras-chave:
Atividade Experimental. Formação de Professores. Currículos Estadunidenses.Resumo
Este estudo tem por objetivo caracterizar o ensino e as estratégias com experimentações realizadas no Centro de Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE) nas décadas de 1960 e 1970 para as intervenções nos cursos de atualização e de formação aos professores das Ciências Naturais nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Realizamos pesquisa documental nos arquivos do CECINE e entrevistas a ex-professores formadores de professores que trabalharam no CECINE na época. Constatamos que muitas das intervenções buscavam disseminar uma nova proposta de ensino, baseada nos currículos estadunidenses, tomando como referencial as atividades práticas experimentais. Desejava-se que os professores em formação se apropriassem das técnicas e modelos experimentais orientados nos currículos para replicarem entre seus alunos, com adaptações e ajustes, disseminando o conhecimento científico, no intuito de popularizar a Ciência na região.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
16.01.2018
Como Citar
LIMA, Kênio Erithon Cavalcante; TEIXEIRA, Francimar Martins. A atividade experimental como estrutura para o ensino de Ciências no CECINE nos anos de 1960 e 1970. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 45, p. 177–190, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n45.7300. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7300. Acesso em: 29 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos