A atividade experimental como estrutura para o ensino de Ciências no CECINE nos anos de 1960 e 1970.

Autores

  • Kênio Erithon Cavalcante Lima Universidade Federal de Pernambuco
  • Francimar Martins Teixeira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7300

Palavras-chave:

Atividade Experimental. Formação de Professores. Currículos Estadunidenses.

Resumo

Este estudo tem por objetivo caracterizar o ensino e as estratégias com experimentações realizadas no Centro de Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE) nas décadas de 1960 e 1970 para as intervenções nos cursos de atualização e de formação aos professores das Ciências Naturais nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Realizamos pesquisa documental nos arquivos do CECINE e entrevistas a ex-professores formadores de professores que trabalharam no CECINE na época. Constatamos que muitas das intervenções buscavam disseminar uma nova proposta de ensino, baseada nos currículos estadunidenses, tomando como referencial as atividades práticas experimentais. Desejava-se que os professores em formação se apropriassem das técnicas e modelos experimentais orientados nos currículos para replicarem entre seus alunos, com adaptações e ajustes, disseminando o conhecimento científico, no intuito de popularizar a Ciência na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kênio Erithon Cavalcante Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2007) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Atualmente é professor adjunto I da Universidade Federal de Pernambuco, Coordenador do Mestrado Profissional (em Rede) em Ensino de Biologia com coordenação nacional da UFMG.

Francimar Martins Teixeira, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Educação (CE-UFPE), Programa de Pós Graduação em Educação (CE-UFPE), atuando em pesquisas sobre discurso, ensino de ciências, linguagem 

Downloads

Publicado

16.01.2018

Como Citar

LIMA, Kênio Erithon Cavalcante; TEIXEIRA, Francimar Martins. A atividade experimental como estrutura para o ensino de Ciências no CECINE nos anos de 1960 e 1970. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 45, p. 177–190, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n45.7300. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7300. Acesso em: 28 mar. 2024.