A pós-graduação no Brasil: a expansão de doutores no novo Plano Nacional de Educação

Autores

  • Luciana Rodrigues Ferreira Universidade da Amazônia (UNAMA)
  • Vera Lucia Jacob Chaves Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7934

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação. Políticas Educacionais. Pós-Graduaçã o.

Resumo

  Considerando o Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado pela Lei nº. 13.005/2014, objetiva-se com este artigo analisar a política de expansão da pós-graduação brasileira, em especial a formação de doutores para atender à meta 14 (estratégia 14.12). Para tanto, procedeu-se à realização de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, com a utilização de documentos e dados estatísticos coletados no sistema de informações georreferenciadas (Geocapes) e no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq (DGP/ CNPq). A análise permite concluir que o Brasil deve aprimorar os mecanismos de fomento à pós-graduação para que possa ampliar o número de doutores titulados, visto que, em 2014, os índices ainda demonstravam a existência de apenas um doutor por mil habitantes, sendo necessário quintuplicar esse número para o atendimento da meta.

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Biografia do Autor

Luciana Rodrigues Ferreira, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade da Amazônia (PPAD/UNAMA).

Vera Lucia Jacob Chaves, Universidade Federal do Pará

Professora do Programa de Pos-Graduação em Educação da UFPA. Bolsista Produtivade CNPq

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Publicado

12.01.2018

Como Citar

FERREIRA, Luciana Rodrigues; CHAVES, Vera Lucia Jacob. A pós-graduação no Brasil: a expansão de doutores no novo Plano Nacional de Educação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 45, p. 291–312, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n45.7934. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7934. Acesso em: 26 set. 2024.