A pós-graduação no Brasil: a expansão de doutores no novo Plano Nacional de Educação
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7934Palavras-chave:
Plano Nacional de Educação. Políticas Educacionais. Pós-Graduaçã o.Resumo
Considerando o Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado pela Lei nº. 13.005/2014, objetiva-se com este artigo analisar a política de expansão da pós-graduação brasileira, em especial a formação de doutores para atender à meta 14 (estratégia 14.12). Para tanto, procedeu-se à realização de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, com a utilização de documentos e dados estatísticos coletados no sistema de informações georreferenciadas (Geocapes) e no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq (DGP/ CNPq). A análise permite concluir que o Brasil deve aprimorar os mecanismos de fomento à pós-graduação para que possa ampliar o número de doutores titulados, visto que, em 2014, os índices ainda demonstravam a existência de apenas um doutor por mil habitantes, sendo necessário quintuplicar esse número para o atendimento da meta.Downloads
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Publicado
12.01.2018
Como Citar
FERREIRA, Luciana Rodrigues; CHAVES, Vera Lucia Jacob. A pós-graduação no Brasil: a expansão de doutores no novo Plano Nacional de Educação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 45, p. 291–312, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n45.7934. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7934. Acesso em: 21 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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