A construção de pedagogias decoloniais nos currículos das escolas indígenas

Autores

  • José Licínio Backes Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8290

Palavras-chave:

Pedagogias decoloniais. Escolas indígenas. Currículos. Interculturalidade. Comunidade.

Resumo

O artigo argumenta que as escolas indígenas estão construindo currículos interculturais e pedagogias decoloniais. Baseia-se em teóricos da interculturalidade e numa pesquisa de campo realizada com alunos indígenas, todos com mestrado em educação. Os dados foram obtidos por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com os indígenas no segundo semestres de 2017, contemplando a etnia Terena, Guarani e Tuyuca, bem como pela análise das dissertações desses indígenas. Pela pesquisa, pode-se concluir que a construção dos currículos e das pedagogias decoloniais se baseia, sobretudo, na forte vinculação com as comunidades e na perspectiva de que a diferença entre conhecimentos não necessariamente significa hierarquização e desqualificação, mas pode significar complementaridade.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Licínio Backes, Universidade Católica Dom Bosco

É graduado em Filosofia. É Mestre e Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Realizou estudos de  Pós-Doutoramento pela UMinho. Atualmente é membro do quadro permanente de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Também é docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Mestrado de Doutorado da mesma instituição. É Bolsista Produtividade – CNPq.

Downloads

Publicado

20.03.2018

Como Citar

BACKES, José Licínio. A construção de pedagogias decoloniais nos currículos das escolas indígenas. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 45, p. 41–58, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n45.8290. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8290. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pensamento decolonial e interculturalidade na América Latina - desafios para a educação