A construção de pedagogias decoloniais nos currículos das escolas indígenas
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8290Palavras-chave:
Pedagogias decoloniais. Escolas indígenas. Currículos. Interculturalidade. Comunidade.Resumo
O artigo argumenta que as escolas indígenas estão construindo currículos interculturais e pedagogias decoloniais. Baseia-se em teóricos da interculturalidade e numa pesquisa de campo realizada com alunos indígenas, todos com mestrado em educação. Os dados foram obtidos por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com os indígenas no segundo semestres de 2017, contemplando a etnia Terena, Guarani e Tuyuca, bem como pela análise das dissertações desses indígenas. Pela pesquisa, pode-se concluir que a construção dos currículos e das pedagogias decoloniais se baseia, sobretudo, na forte vinculação com as comunidades e na perspectiva de que a diferença entre conhecimentos não necessariamente significa hierarquização e desqualificação, mas pode significar complementaridade.