Reflexões sobre o PROCAMPO – Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7783Palavras-chave:
Educação do Campo. Escola do Campo. Formação Docente. Movimentos Sociais.Resumo
O presente texto é fruto das pesquisas realizadas em educação do campo na estreita articulação com os movimentos sociais, numa perspectiva histórica e emancipadora, desenvolvida no Pós-Doutorado em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Nosso objetivo central foi compreender o Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo – PROCAMPO, enquanto política pública específica de educação do campo, oriunda das mobilizações dos movimentos sociais. A pesquisa documental foi desenvolvida, predominantemente, em acervos bibliográficos. Utilizamos entre as fontes de investigação, legislações, portarias, decretos e referenciais teóricos sobre educação do campo nos movimentos sociais. Apoiamo-nos numa perspectiva sociológica de investigação e explicação dos processos sociais de participação dos sujeitos camponeses, enquanto, seres históricos e culturais. Os resultados mostram que o PROCAMPO contribui para formação político-pedagógica dos educadores nas escolas do campo, respeitando-se os valores da solidariedade e da ética presentes na luta pela terra.Downloads
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Publicado
08.01.2018
Como Citar
BICALHO, Ramofly. Reflexões sobre o PROCAMPO – Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 45, p. 221–236, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n45.7783. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7783. Acesso em: 28 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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