O ensino médio no Brasil: universalização do acesso e condições de trabalho

Autores

  • Gilvan Luiz Machado Costa Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7795

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Ensino Médio, Condições de Trabalho.

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender os limites e as perspectivas à universalização do acesso e as condições de trabalho dos professores no Ensino Médio. Realizou-se a discussão com base em indicadores educacionais arrolados à qualidade social, com destaque a Taxa de Frequência Líquida e o Esforço Docente, e nas metas do Plano Nacional de Educação (2014-2024). A análise dos dados explicita um contexto distante do proposto nas metas 3, 17 e 18 do referido Plano e evidencia desafios relacionados à universalização do acesso e às condições de trabalho do professor no Ensino Médio. Sugere que o problema da qualidade social do Ensino Médio não se resolverá com a flexibilização curricular proposta na Lei 13.415/2017. O salto de qualidade será dado com a matrícula de todos os jovens, mormente os de 15 a 17 anos, na última etapa da Educação Básica e a transformação da docência numa profissão socialmente atraente.

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Biografia do Autor

Gilvan Luiz Machado Costa, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutor em Educação pela UNICAMP (2004). Professor do PPGE-UNISUL.

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Publicado

08.01.2018

Como Citar

COSTA, Gilvan Luiz Machado. O ensino médio no Brasil: universalização do acesso e condições de trabalho. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 45, p. 237–253, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n45.7795. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7795. Acesso em: 26 set. 2024.