A educação infantil e as práticas pedagógicas descolonizadoras: possibilidades interculturais

Autores

  • Tarcia Regina da Silva Universidade de Pernambuco
  • Adelaide Alves Dias Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8314

Palavras-chave:

Educação Infantil.Educação em/para Direitos Humanos. Relações Étnico-Raciais. Interculturalidade.

Resumo

Esta pesquisa baseia-se no pressuposto de que uma Educação pautada em/para os Direitos Humanos, que incorpora desde a Educação Infantil, o direito à diferença na perspectiva intercultural tem contribuído para que as crianças e negras construam positivamente sua identidade. O objetivo principal dessa pesquisa foi analisar as práticas pedagógicas das professoras da Educação Infantil de um Centro Municipal de Educação (CMEI) no Recife que estão comprometidas com a valorização da diversidade étnico-racial. Nesse contexto, buscamos responder: quais práticas educativas estão sendo desenvolvidas por essa equipe que são comprometidas com uma educação antirracista? Para tal, recorremos aos pressupostos da pesquisa qualitativa e ao estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram: a gestora, a coordenadora, uma professora e duas auxiliares de desenvolvimento infantil. Utilizamos a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. As análises evidenciaram que as práticas desenvolvidas no CMEI partem do princípio da incorporação do outro como verdadeiramente outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarcia Regina da Silva, Universidade de Pernambuco

Professora adjunta da Universidade de Pernambuco. Possuo graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2014).  Líder do Grupo de Pesquisa:A Cultura da Infância nas Políticas e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil. Coordenadora da área de gestão de processos educacionais do PIBID/campus Garanhuns. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação das relações étnico-raciais, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Direitos Humanos, educação infantil, diversidade/diferença.

Adelaide Alves Dias, Universidade Federal da Paraíba

Professora Titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Paraíba, Brasil

Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFPB

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas - PPGDH/UFPB

Coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre a Criança- NUPEC/UFPB

Membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos - NCDH/UFPB

Downloads

Publicado

11.04.2018

Como Citar

DA SILVA, Tarcia Regina; DIAS, Adelaide Alves. A educação infantil e as práticas pedagógicas descolonizadoras: possibilidades interculturais. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 45, p. 117–136, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n45.8314. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8314. Acesso em: 26 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pensamento decolonial e interculturalidade na América Latina - desafios para a educação