Crenças de eficácia de gestores escolares e as metas do IDESP

Autores

  • Daniela Couto Guerreiro Casanova TSC - Centro de Estudos e Pesquisas
  • Miguel Henrique Russo Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n45.5858

Palavras-chave:

autoeficácia, eficácia coletiva, gestores escolares, avaliações externas.

Resumo

Esta pesquisa dedicou-se a investigar as relações entre as crenças de eficácia dos gestores escolares e o cumprimento da meta do IDESP das escolas estaduais de São Paulo por eles administradas. Foi realizada por meio de recursos para coleta de dados on line, tendo como participantes 228 gestores escolares. Por meio da análise quantitativa, foi constatado que a idade e a crença de autoeficácia para aspectos instrucionais foram as variáveis que se mostraram mais importantes para explicar o cumprimento da  meta no IDESP. Por meio da análise qualitativa, verificou-se que os gestores escolares que disseram ter autoeficácia mais fortes foram os que cumpriram as metas, sendo que o cumprimento das mestas foi realizado devido ao envolvimento dos gestores com os aspectos de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Couto Guerreiro Casanova, TSC - Centro de Estudos e Pesquisas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Pesquisadora no TSC - Centro de Estudos e Pesquisas. Dedica-se, principalmente, à autoeficácia e eficácia coletiva de gestores escolares, docentes e de estudantes.

Miguel Henrique Russo, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo - USP. Professor-pesquisador da Universidade Cidade de São Paulo - UNICI, onde atua no mestrado em Educação e no mestrado profissional em Formação de Gestores Escolares. Dedica-se, principalmente, à gestão escolar e política educacional.

 

Downloads

Publicado

15.02.2018

Como Citar

CASANOVA, Daniela Couto Guerreiro; RUSSO, Miguel Henrique. Crenças de eficácia de gestores escolares e as metas do IDESP. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 45, p. 157–175, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n45.5858. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/5858. Acesso em: 26 set. 2024.