Crenças de eficácia de gestores escolares e as metas do IDESP
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n45.5858Palavras-chave:
autoeficácia, eficácia coletiva, gestores escolares, avaliações externas.Resumo
Esta pesquisa dedicou-se a investigar as relações entre as crenças de eficácia dos gestores escolares e o cumprimento da meta do IDESP das escolas estaduais de São Paulo por eles administradas. Foi realizada por meio de recursos para coleta de dados on line, tendo como participantes 228 gestores escolares. Por meio da análise quantitativa, foi constatado que a idade e a crença de autoeficácia para aspectos instrucionais foram as variáveis que se mostraram mais importantes para explicar o cumprimento da meta no IDESP. Por meio da análise qualitativa, verificou-se que os gestores escolares que disseram ter autoeficácia mais fortes foram os que cumpriram as metas, sendo que o cumprimento das mestas foi realizado devido ao envolvimento dos gestores com os aspectos de ensino e aprendizagem.
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- Resumo 501
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