Concepções de professores sobre Educação Inclusiva no ensino superior privado

Autores

  • Mauricio Resende Rodovalho Centro Universitário UniEvangélica
  • Geraldo Eustáquio Moreira Universidade de Brasília
  • Djiby Mané Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7640

Palavras-chave:

Educação. Educação Inclusiva. Ensino Superior. Necessidades Educacionais Especiais.

Resumo

Este artigo traz à tona uma situação-problema bastante atual, a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no Ensino Superior, dado o significativo aumento de vagas e de acesso aos cursos superiores no Brasil desde a década de 1990. Levantamos opiniões dos professores de uma instituição de ensino superior no interior do estado de Goiás e analisamos algumas de suas concepções a respeito de inclusão, necessidades educacionais especiais e formação de professores para a inclusão. Trata-se de um estudo cujos resultados mostram uma realidade vivenciada por um pequeno grupo de professores que parece ser semelhante àquela vivenciada pelos demais professores do ensino superior privado no Brasil.

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Biografia do Autor

Mauricio Resende Rodovalho, Centro Universitário UniEvangélica

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Professor da UniEvangélica de Anápolis.

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília

Doutor em Educação Matemática pela PUCSP. Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB. Pesquisador dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão Pública (Mestrado Profissional) e Educação (Mestrado e Doutorado), ambos da UnB. E-mail: geust@unb.br

 

Djiby Mané, Universidade de Brasília

Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília – UnB. Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB.

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Publicado

09.04.2018

Como Citar

RODOVALHO, Mauricio Resende; MOREIRA, Geraldo Eustáquio; MANÉ, Djiby. Concepções de professores sobre Educação Inclusiva no ensino superior privado. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 45, p. 255–272, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n45.7640. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7640. Acesso em: 19 abr. 2024.