A interculturalidade como estratégiade aproximação entre pesquisadores brasileiros e hispano-americanos na perspectiva da descolonização
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8298Palavras-chave:
América Latina. Decolonialidade. Educação Intercultural. Interculturalidade. Pensamento Outro.Resumo
Este texto aborda o tema da interculturalidade na perspectiva da “decolonialidade” na América Latina. O assunto se insere na tendência contemporânea de investigações e reflexões sobre um “pensamento outro”, com pretensão e abordagem distintas do que é defendido pela modernidade eurocêntrica. Objetiva-se compreender melhor as causas da dificuldade de inserção efetiva do Brasil na América Latina e apontar possíveis caminhos para a aproximação das nações. Metodologicamente, este texto resulta de um estudo de cunho bibliográfico exploratório, com reflexões a partir de aportes teóricos de pensadores do Grupo Modernidade/Colonialidade e afins. É sabido que o Brasil se volta – política, econômica e culturalmente – para o Atlântico Norte, de costas para a América Hispânica. Pensa-se que a interculturalidade – a educação intercultural, de modo especial –, se constitua em possível fator propulsor da integração, podendo ser o caminho para a aproximação entre pesquisadores brasileiros e hispano-americanos na perspectiva da descolonização.
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